Construir uma marca pessoal autêntica exige daquele que a está construindo que seja honesto consigo mesmos sobre seus valores, crenças e pontos fortes. Envolve mergulhar no autoconhecimento profundamente, entendo sua a personalidade, habilidades, experiências que gera e elaborar um storytelling (história) que comunique quem é e o que faz.
A marca pessoal é um reflexo de quem se é, o que representa e o valor que traz para os
outros. Construir uma marca pessoal autêntica não é criar uma fachada ou projetar uma
imagem desconectada do seu verdadeiro eu, como muitos pensam. Significa alinhar os valores, paixões e habilidades com a presença tanto no online, quanto no offline. Aqui estão alguns passos para ajudá-lo a construir uma marca pessoal autêntica:
1) Defina seus valores e objetivos: Antes de embarcar no processo de marca pessoal, é
essencial definir seus valores, elencar suas habilidades, diferenciais e objetivos. Isso
envolve mergulhar profundamente na personalidade, nos interesses e nas motivações
e identificar o que é mais importante. Ao definir os próprios valores e objetivos, os
indivíduos podem criar uma marca alinhada com suas paixões e interesses, o que
levará a uma carreira mais gratificante e satisfatória.
2) Apresente sua perspectiva única: a marca pessoal autêntica envolve a exibição de
uma perspectiva, personalidade e experiência únicas. Isso significa identificar os
pontos fortes e destacá-los de uma forma que os diferencie da concorrência. Ao
mostrar a perspectiva única, o profissional/pessoa pode se destacar em um campo
concorrido e atrair oportunidades alinhadas com seus pontos fortes e interesses.
3) Seja consistente: a marca pessoal autêntica requer, principalmente, consistência nas
mensagens e na comunicação. Isso envolve a criação de uma declaração de marca,
definição de um tom de voz e identidade visual consistentes que reflitam os valores e
objetivos de cada um. Ao serem consistente, o profissional construirá confiança e
credibilidade com seu público de interesse, o que vai levar a maiores oportunidades e
sucesso.
4) Seja transparente: a marca pessoal autêntica envolve ser transparente sobre as
próprias experiências e habilidades. Quero dizer com isso que é necessário reconhecer
as próprias fraquezas e ser honesto sobre o nível de especialização, para que ao fazer
o marketing pessoal, não soe e não seja algo FAKE. Ao ser transparente, constrói-se
credibilidade com seu público.
5) Mantenha-se fiel a si mesmo: para mim é a engrenagem principal da autenticidade; é
necessário que se permaneça fiel a si mesmo e a seus valores. Isso envolve resistir à
tentação de apresentar uma versão polida, irreal e com curadoria de si mesmo ao
invés de ser autêntico. Quando se permanece fiel a si mesmo, se atrai oportunidades
alinhadas com seus valores e objetivos, o que pode levar a uma carreira mais
gratificante e satisfatória.
Lembre-se, construir uma marca pessoal autêntica é um processo contínuo, que inicia-se
dentro e é propagado para fora por meio do seu marketing pessoal. Ele evolui à medida que você cresce e se desenvolve profissional e pessoalmente. Fique aberto a comentários, aprenda com suas experiências e adapte sua marca conforme necessário. Ao mostrar autenticamente quem você é e o valor que oferece, você está construindo sua reputação e consequentemente uma marca pessoal que deixará um impacto duradouro.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
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