Na manhã desta terça-feira (12), a Casa Vetro recebeu CenpHub Porto Alegre com mais de 200 lideranças do mercado publicitário para uma discussão sobre o presente e o futuro da indústria da comunicação. Entre os convidados, o vice-governador do estado, Gabriel Souza, que ao lado de Luiz Lara, Dudu Godoy e Regina Augusto, do Cenp, reiterou a importância do setor no processo de recuperação da região, que ainda sofre o impacto das fortes chuvas que devastaram a região há pouco mais de seis meses.
“Obrigado por não desistir e manter o CenpHub no Rio Grande do Sul. É um momento desafiador para a comunicação, mas estamos trabalhando para promover, dar publicidade aos nossos produtos e fomentar os negócios”, sinalizou Souza.
A resiliência gaúcha esteve onipresente ao longo dos quatro painéis, assim como frentes que têm aderência do ecossistema publicitário como o uso cada vez mais frequente das métricas para o desenvolvimento do negócio. Mas, dessa vez, a eloquente defesa do uso de dados veio embalada por um contexto mais amplo: muitos painelistas convidados destacaram a importância da criatividade para que números e algoritmos estejam – de fato – a serviço do desenvolvimento das marcas.
A fragmentação da mídia e suas ramificações também foram discutidas mais de uma vez ao longo do CenpHub. Se por um lado todos reconhecem que a amplitude de pontos de contato é uma oportunidade para conectar mais consumidores e gerar mais tração para marcas, o excesso de dispersão é um desafio a ser vencido. Mais uma vez, o ponto de inflexão foi a criatividade para o uso racional e pertinente da mídia. Convidados falaram ainda sobre o papel estratégico das agências de publicidade, que olham para a construção de uma marca, seus valores e propósitos como um todo e não de forma tão fracionada.
Ao olhar para o futuro do mercado, a palavra de ordem é o equilíbrio. A discussão dentro do CenpHub passou por uma genuína reflexão sobre as relações entre os agentes da cadeia, o papel estratégico de agências, plataformas digitais, anunciantes e veículos. Ficou claro que a sustentabilidade e longevidade do mercado publicitário é interdependente e todos precisam advogar pelo seu sucesso.
“Foi uma grande experiência trazer o CenpHub para Porto Alegre num momento em que vivenciamos a essencialidade de nosso setor. Passamos por uma série de transformações, o Sul – em especial – está em plena revitalização, mas o DNA da publicidade e da comunicação segue inabalável: propaganda tem a missão de informar e transformar.”, diz Luiz Lara, presidente do Cenp.
O evento contou com o Apoio Master de grandes marcas como Globo, Kallas Mídia, Record, Samsung Ads, SBT e UOL. Conta ainda com o Apoio Institucional de Adobe, Clear Channel, Eletromidia, JC Decaux e MarketData, além do Apoio de Mídia da Exame, Grupo RBS, Meio&Mensagem e PropMark. O Sinapro-RS atuou como Parceiro Estratégico.