Nesta segunda-feira (16), o Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, anuncia os detalhes do calendário da edição 2018 do Festival. Construído em torno do novo sistema Tracks, que une o programa de aprendizagem e a estrutura de premiações, o calendário do Festival de 2018 proporcionará ao público o conhecimento e a visão de quem precisam em um setor da comunicação em constante evolução.
“O Festival desde ano apresenta mais marcas do que nunca, e já muitos tópicos instigantes que serão discutidos”, comentou Jose Papa, diretor geral do Cannes Lions. “Este é um ano em que os papéis, responsabilidades e até a identidade da indústria criativa estão mudando. Lendas como David Droga e Jeff Goodby serão acompanhados por palestrantes iniciantes da Apple, Uber e Amazon em um programa repleto de novos formatos que realmente darão vida às grandes questões”.
Novos formatos deste ano incluem os Debates Criativo, que abordarão as principais questões enfrentadas pela indústria, incluindo “Quem será seu próximo chefe?”. Os participantes neste debate incluem Nick Law, diretor criativo da Publicis Groupe, Anatoly Roytman, diretor executivo Europa, África e América Latina da Accenture Interactive, Emma Sharkey, diretora criativa da Rothco e Jaime Robinson, fundadora e executiva chefe de criação da Joan. Juntos, eles vão questionais e decifrar o futuro da indústria de comunicação de marca e os jogadores dentro ela.
A Power Hours se junta ao programa Fórum e três palestrantes farão apresentações de 20 minutos, todas ligadas por um tema comum. O Fórum também apresentará formatos inovadores de estilo de programa incluindo uma sessão liderada por Mark Earls (o “Herdmeinster”), autor e líder de pensamento em ciência comportamental e cognitiva moderna em publicidade. O programa também contará com sessões mais interativas e imersivas no terraço do Terrace Stage, incluindo uma sessão com os músicos Jessie Ware e Paloma Faith, que aborda criatividade e maternidade.
“A comunidade criativa global foi muito clara sobre o que eles queriam do programa deste ano: mais insights de marcas e mais sessões que abordavam os desafios enfrentados pelo setor e focamos nessas duas áreas principais. Ainda há muitos favoritos familiares do festival, como o New Directors’Showcase e palestrar de criativos inspiradores, mas os visitantes deste ano podem aproveitar sessões mais interativas e programas especializados que irão equipá-los com conhecimento e insights para os negócios”, disse Philip Thomas, CEO da Ascential Events e presidente do Cannes Lions.
O Festival abre com uma sessão do presidente e fundador da Droga5 Creative, David Droga, com a palestra intitulada “Por que o difícil é fácil e o fácil é difícil”. Outros líderes criativos no palco incluem os irmãos Piysuh Pandey e Prasoon Pandey, recebedores do Lion of St. Mark de 2018, Jeff Goodby, co-presidente e sócio da Goodby Silverstein & Partners, Chuck Porter, fundador e presidente da Crispin Porter + Bogusky e Susan Credle, diretora global de criação da FCB.
Os executivos chefes de marketing líderes mundiais que participam de um programa com mais de 70 marcas incluem Bozoma St. John do Uber, Syl Saller da Diageo, Claudia Willvonseder da IKEA, Atilla Cansun da Merck, Elizabeth Rutledge da American Express e Jennifer Sey da Levi Strauss & Co. Fernando Machado, CMO do Burger King, retorna ao Cannes Lions após um triunfante ano de 2017 em que a marca do restaurante levou para casa o prestigioso prêmio de Creative Marketer of the Year.
Nomes famosos do mundo do entretenimento, música e esporte que aparecem no Festival incluem os atores David Oyelowo, Samira Wiley e Thandie Newton, o mundialmente famoso guitarrista Johnny Marr, o medalhista olímpico Adam Rippon, a campeã mundial de artes marciais Angela Sun Ju Lee e o presidente e COO da Beats Electronics, Luke Wood.
Representando a criatividade em diferentes formatos, James Marsh (Man on Wire, The Theory of Everything) compartilhará seus pontos de vista sobre storytelling modernas e film craft, e Jonathan Entwistle, criador, diretor e produtor executivo do ‘The End Of The F***ing World’ do Channel 4 e The Netflix Original Series, traz sua visão para a direção de arte e cinematografia para o palco.
Como parte da reestruturação do Festival anunciada em novembro de 2017, o Lions Innovation foi expandido para um evento de cinco dias aberto a todos os portadores do passe do festival Cannes Lions. O programa deste ano inclui palestrantes da L’Oréal, Deloitte Digital, Walmart e Volvo. Com foco na transformação da marca, o programa deste ano aborda como impulsionar uma cultura de inovação dentro das marcas.
Para conferir a agenda completa, acesse o site: https://goo.gl/R6Uerm