A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, realizou mudanças na área de Marketing e Inovação da empresa. O executivo Luiz Franco, que liderou por três anos a unidade de negócios BRF Ingredients, assumirá a área de Inovação e toda a estratégia das categorias e marcas da Companhia, que inclui as icônicas Sadia, Perdigão e Qualy. Marcelo Suárez, que esteve à frente da área de marcas no Brasil, passa a atuar como diretor de Omnichannel e Trade Marketing, conectado à vice-presidência Comercial Brasil. A nova estrutura visa maior eficiência, partindo do diálogo das marcas nas mídias até a execução dos produtos nos canais de vendas, tornando as marcas da BRF cada vez mais presentes na mesa dos consumidores.
Franco tem mais de 20 anos de experiência em Marketing em bens de consumo e reúne passagens pela Pernod Ricard e por operações do Grupo GP. Há mais de 10 anos na BRF, o executivo ingressou na empresa no segmento de lácteos e margarinas, contribuiu para a reestruturação de categorias, trade e marcas, além de ter sido diretor de marketing do mercado Halal, quando ficou baseado em Dubai, garantindo o avanço da marca Sadia no momento da inauguração da unidade produtiva de Kizad, nos Emirados Árabes Unidos. Depois, assumiu a diretoria da BRF Ingredients, consolidando a operação e seus resultados com uma forte agenda de inovação.
“Estou animado com o novo desafio. Será um trabalho de integração de esforços e consistência no diálogo com os nossos consumidores, que estarão no centro de nossas decisões”, afirma Luiz Franco. Na nova posição, o executivo reportará para Marcel Sacco, vice-presidente global de Marketing e Novos Negócios da BRF.
Marcelo Suárez, que acumula mais de 20 anos de experiência em Marketing, com passagens pela Philip Morris, AmBev e Carrefour, liderou nos últimos três anos a estratégia de fortalecimento de marcas, estreitando o vínculo com o público feminino e jovens. Com os esforços do time, a Sadia atingiu o patamar de marca mais valiosa de alimentos e mais confiável do Brasil* e a preferência pelas marcas da BRF (Sadia, Qualy, Perdigão, Claybom e Deline), chegou a 46%. Na nova configuração, o executivo será responsável pela área Omnichannel e Trade Marketing, com report direto ao vice-presidente Comercial Brasil, Manoel Martins. Em sua nova posição, o executivo liderará estratégias e inteligência de vendas, incluindo o Mercato Sadia, Mercato em Casa (e-commerce da BRF) e parcerias com marketplaces, bem como a gestão de programas de mercado da empresa e ativação de trade, que incluem ainda incentivos a colaboradores da área Comercial por boas práticas. Dessa forma, a Companhia estreitará ainda mais sua relação com os clientes B2B e com consumidores finais.
“Após três anos à frente do time de Marketing, atuando em estratégias de reposicionamento das marcas de consumo da Companhia, estou animado com a renovação dos meus desafios quando penso em Ominichannel e Trade Marketing. Nossas marcas chegam a mais de 90% dos lares brasileiros e temos muitas oportunidades nas relações comerciais com varejistas e em melhorar cada vez mais a experiência de compra dos consumidores nos canais de sua preferência, seja no universo físico ou no online”, comenta o executivo.