O Brasil emplacou dois trabalhos entre os 10 vencedores do Nielsen Design Impact Awards 2019. Realizada pela Nielsen em escala global, a premiação analisa e consagra cases de redesign de embalagem que as transformam em uma ferramenta fundamental de marketing.
Entre os principais requisitos para a escolha do Top 10 estão o aumento das vendas após o redesign das embalagens; a manutenção de elementos e valores das marcas e projetos anteriores; e o aspecto artístico do produto. A Nielsen destaca ainda que 70% das compras são decididas de frente para as gôndolas, no ponto de venda – reforçando o papel crucial das embalagens em resultado de negócios.
No total, foram premiados quatro trabalhos dos Estados Unidos, dois do Brasil, dois da África do Sul, um da China e um do México. Do Brasil, foi destacado o trabalho de redesign do chocolate Prestígio, da Nestlé, realizado pela CBA B+G através do seu Packaging Innovation Lab. Combinando pesquisa, insights de consumidores e experts de design, a embalagem traduz a “naturalidade” do produto, buscando uma maior conexão com a Geração Z e fazendo uma releitura dos properties da marca, passando pela textura do envoltório e pelos detalhes cada elemento, como o coco e a palmeira. Entre os resultados, destaca-se um crescimento de 46% nas vendas após a novidade chegar ao PDV.
Também figura na lista o trabalho de renovação de identidade das embalagens da Satis, linha de produtos da Ajinomoto, desenvolvida em parceria com a Arcwwbrasil. O case, que procurava deixar mais claros os atributos e qualidade dos produtos oferecidos, auxiliou no aumento de 9% no volume de vendas, em uma categoria que apresentou queda no geral. Entre as demais marcas premiadas aparecem M&M’s (EUA), Nice! (EUA), Icelandic Provisions (EUA), Hess Select (EUA), Alpura (México), Awarana (China), Maq (África do Sul) e Playboy Fragrances (África do Sul).
Segundo o relatório da Nielsen, a empresa escolheu 10 iniciativas que “alavancaram a arte e a ciência do design para causar um impacto verdadeiramente notável. Eles representam uma ampla variedade de situações de negócios em alimentos, bebidas, cuidados pessoais e da casa, transformando a marca de um varejista em uma ‘marca real’ por meio do design de embalagens; uma nova e autêntica abordagem em uma categoria saturada; marcas herdadas se adaptando às novas tendências; e muito mais”.
Os resultados na íntegra, juntamente com o resumo de cada um dos cases, pode ser encontrado em: https://www.nielsen.com/us/en/insights/report/2019/nielsen-design-impact-awards/