Associação Brasileira de Anunciantes realiza edição 2021 do ABA Cannes

Associação Brasileira de Anunciantes – realizou nesta quinta-feira, dia 29, o ABA Cannes Insights, by GoAd Media, que contou com a co-curadoria de José Saad Neto, Head of Insights da GoAd Media. Em edição 100% digital, o encontro trouxe os principais temas, projetos e insights do Cannes Lions, maior evento de criatividade do mundo, que premiou projetos de 2020 e 2021.

“A relevância do Cannes Lions vai além das fronteiras do marketing e comunicação, ele destaca novas formas de conectar marcas e pessoas, revela as necessidades da sociedade e valoriza projetos de real impacto no mundo e nas pessoas”, ponderou Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente e Cofundadora da Arca+, durante a abertura do evento.

Ao longo do encontro, a programação trouxe três painéis, que aprofundaram detalhes do festival: no primeiro momento a GoAd Media conduziu discussão sobre os grandes temas abordados nessa edição do evento e analisou alguns dos projetos mais aclamados; depois um painel com jurados de diferentes categorias do festival mostrou os bastidores do trabalho e os critérios de premiação; e, por fim, o público pôde acompanhar um debate com a Coca-Cola e VMLY&R, e uma relevante discussão sobre o valor da criatividade e seus resultados.

Para abrir a agenda, José Saad Neto, Co-curador e Head of Insights da GoAd Media, relembrou alguns dos principais números do evento este ano: 220 horas de conteúdo; 285 jurados, sendo 19 deles brasileiros; 30 categorias; mais de 29 mil inscrições no total, com 982 Leões; sendo 1572 inscrições do Brasil e 68 Leões para o país. José Saad reforçou ainda a importância do evento, especialmente em relação a seu porte, considerando o momento desafiador atual. Saad reforçou que, entre os trabalhos apresentados, muitos foram realizados na pré-pandemia, mas destacou que o contexto atual também foi contemplado, mostrando como as marcas estão se adaptando nesse novo mundo.

“Cannes trouxe, sobretudo, uma avaliação sobre o valor incrível e irrefutável da criatividade. Num contexto de pandemia, em que o varejo e muitas outras categorias sofreram muito, Cannes endereçou respostas significativas de como as marcas podem entregar sentido e relevância nesse contexto”, analisou Saad, que em seguida exemplificou seu discurso com a exibição de campanhas que se destacaram, comentando cada uma delas.

A partir deste contexto renovado da criatividade, a GoAd Media mapeou algumas tendências transversais que cruzaram as 30 categorias do festival e a agenda dos conteúdos. Saad mostrou todas elas ilustrando com mais cases que compuseram o festival. Abaixo estão listadas as principais tendências apresentadas:

Gaming to business; Business Transformation; Design de Produtos; Mercados Emergentes; Potência do Storytelling; Criative Data; Emergência Climática; Resistência Antirracista; Respeito e Diversidade; Urgência da Inclusão.

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