Projeto assegura aos familiares o acesso virtual aos pacientes internados em hospitais públicos e privados no Brasil. Vídeo chamadas poderão ser feitas uma vez ao dia por familiares e amigos de pacientes internados em UTIs, para evitar visitas presenciais. A pandemia aumentou o número de internações e a quantidade de leitos em 25.186 unidades.
Foi aprovado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2136/20, que dispõe sobre vídeo chamadas relativas a pacientes internados em serviços de saúde e prevê visita virtual, por meio de vídeo chamadas entre familiares e pacientes internados nos hospitais brasileiros. O texto busca uma alternativa para o acesso de parentes aos seus entes queridos que estejam internados. A rede hospitalar brasileira passa, devido à pandemia, por uma verdadeira transformação em todas as áreas.
Para Osvaldo Simonelli, especialista em direito médico e da saúde com mais de 20 anos de experiência, mudanças como a prevista na proposta legislativa aprovada vão favorecer, e muito, o aspecto de humanização nos hospitais brasileiros. Para ele, o contato entre os pacientes e os familiares é um ponto ainda pouco debatido na gestão hospitalar, mas que faz toda a diferença na recuperação de quem está doente.
“A pandemia estimulou inúmeros avanços jurídicos na prática médica e na gestão de hospitais. Avanços de ordem técnica e legal favorecem a população e melhoram a infraestrutura da rede hospitalar em múltiplos sentidos, principalmente no acolhimento de pessoas. Sem dúvida, recursos como a visita virtual por meio de vídeo chamadas farão a diferença na vida de brasileiros que estão impossibilitados de ir presencialmente aos hospitais devido ao cenário pandêmico”, afirma Osvaldo Simonelli.