A nova diretoria da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) terá participação recorde de mulheres. A diretoria eleita para o Biênio 2019-2021 será formada pelos executivos Mario D’Andrea (reeleito presidente); Eduardo Simon, Maria Laura Nicotero e Marcos Quintela (vice-presidentes); e Marcio Santoro, Miriam Shirley, Marcio Toscani, Marcia Esteves, Severino Cavalcante Queiroz Filho e Iara Silva Diniz (diretores).
Para Mario D’Andrea, “a entidade tem que refletir as preocupações reais do mercado e discutir cada uma delas. A chegada de novas diretoras é reflexo da preocupação da ABAP em contar com diferentes pontos de vista, novas opiniões e enriquecer o debate”. Além da participação na diretoria nacional, três regionais da ABAP serão presididas por mulheres: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e, pela primeira vez, Pernambuco.
A nova diretoria assume com o firme compromisso de manter o trabalho realizado nos últimos anos de valorização da atividade publicitária. Segundo estudo da Deloitte, a cada real investido em publicidade são gerados mais de 10 reais no PIB brasileiro. O Brasil hoje é o 6º. maior mercado de publicidade do mundo, sendo responsável pela geração de 56 mil empregos diretos e quase 500 mil indiretos.
D´Andrea destaca que temas importantes debatidos no último biênio seguirão na pauta da entidade e que a transformação digital terá um peso importante nos debates dos próximos anos. Questões como modelos de concorrência e remuneração, atuação de plataformas digitais, implantação de Compliance e a defesa do modelo brasileiro de publicidade – reconhecido como referência no mundo -, entre outros pontos, serão prioridades da nova gestão.
“Intensificamos o relacionamento com entidades parceiras, como o CENP, ABA e o CONAR, para, juntos, avançarmos ainda mais na consolidação do nosso modelo de negócio e resgatar a autoestima de todo o mercado”, explica Mario D´Andrea, citando como exemplos de conquistas relevantes para o segmento o lançamento de diretrizes de Compliance para agências de publicidade e a definição sobre a cobrança do ISS.
Diretoria eleita para o Biênio 2019-2021:
Diretoria Executiva Nacional
Presidente Nacional:
Mario D’Andrea
(Dentsu Latin América Propaganda Ltda)
Vice-Presidentes:
Eduardo Simon
(DPZ&T Comunicações S/A)
Maria Laura Nicotero
(Momentum Comunicação Ltda)
Marcos Quintela
(Y&R Propaganda Ltda)
Diretores:
Marcio Santoro
(Africa São Paulo Publicidade Ltda)
Marcio Toscani
(Leo Burnett Publicidade Ltda)
Miriam Shirley
(Sapient AG2 Digital Marketing Ltda)
Marcia Esteves
(Grey Publicidade do Brasil Ltda)
Severino Cavalcante Queiroz Filho
(Ampla Comunicação Ltda)
Iara Silva Diniz
(Diniz Ação em Marketing Ltda)
Conselho Diretor/Estadual
ABAP AL
Presidente
Hermann Gomes Fernandes (Chama Publicidade e Comunicação de Alagoas Ltda)
Diretor de Relações Interassociativas
Ramatis H. da Costa (Six Propaganda Ltda)
Diretor Administrativo Financeiro
Rodrigo Perdigão Cavalcante Pessoa (Duck Comunicação Integrada Ltda)
ABAP BA
Presidente
Cláudio Pedreira de Carvalho (Morya Comunicação e Propaganda Ltda)
Diretor de Relações Interassociativas
José Américo Neto (Vinte e Dois Publicidade Ltda)
Diretor Administrativo Financeiro
Clóvis Eugênio Lessa de Lima (SLA Propaganda Ltda)
ABAP CE
Presidente
Evandro Sorensen M. Colares (Advance Comunicação e Marketing Ltda)
Diretora de Relações Interassociativas
Ana Celina I. Bueno (Acesso Comunicação Ltda)
Diretor Administrativo Financeiro
Eduardo Castro Alves Câmara (Ágil Comunicação e Marketing Ltda)
ABAP ES
Presidente
Luiz Roberto Campos da Cunha (Danza Estratégia e Comunicação Ltda)
Diretor de Relações Interassociativas
Mário Abreu Guerra Junior (Set Comunicação Eireli EPP)
Diretor Administrativo Financeiro
José Adilson Lourenço (Artcom Comunicação e Design Ltda)
ABAP GO
Presidente
Frederico Brunno Padula Parma (Ziad A. Fares Publicidade)
Diretor de Relações Interassociativas
Joel Fraga Borges (Casa Brasil Comunicação Estratégica Ltda)
Diretor Administrativo Financeiro
Rosenwal Martins Ferreira (RR Assessoria e Comunicação)
ABAP MG
Presidente
Adriana Pinheiro Machado (Tom Comunicação Ltda)
Diretor de Relações Interassociativas
Carlos Eduardo Porto Moreno (Perfil 252 Comunicação Completa Ltda)
Diretor Administrativo Financeiro
Adolpho Resende Netto (RC Comunicação Ltda)
ABAP MS
Presidente
Iara Silva Diniz (Diniz Ação em Marketing Ltda)
Diretor de Relações Interassociativas
Cacildo Lucinei Zimermann Silveira (TIS Publicidade e Propaganda Ltda)
Diretor Administrativo Financeiro
Rafael Santana Lima (JMRS Publicidade Ltda ME)
ABAP MT
Presidente
Alvaro de Carvalho (Soul Propaganda Eireli)
Diretor de Relações Interassociativas
Ziad Adnan Fares (Ziad A. Fares Publicidade – ZF Comunicação)
Diretor Administrativo Financeiro
Gustavo Vandoni da Silva Pereira (FCS Comunicação Ltda)
ABAP PB
Presidente
Ruy Barbosa Dantas (Sin Comunicação Ltda)
Diretor de Relações Interassociativas
Expedito de Carvalho Junior (Antares Publicidade Ltda)
Diretor Administrativo Financeiro
Eduardo Cury D’avila Lins (Super Liga 66)
ABAP PE
Presidente
Marcela Neves de Andrade (Marta Lima Consultoria e Comunicação Ltda)
Diretora de Relações Interassociativas
Anamaria Maçães Molinaro (BCO Propaganda (BG9))
Diretora Administrativa Financeira
Juliana Barbosa Queiroz (Ampla Propaganda Ltda)
ABAP PR
Presidente
Ciro Cesar Zadra (CCZ Publicidade e Marketing Ltda)
Diretor de Relações Interassociativas
Esmelindo Vicente Batista (Master Publicidade Ltda)
Diretora Administrativa Financeira
Gabriela Duarte Ogibowski (Heads Propaganda Ltda)
ABAP RJ
Presidente
Rodrigo Medina (Artplan Comunicação S/A)
Diretor de Relações Interassociativas
Marcio Luiz dos Santos Borges (McCann Erickson Publicidade Ltda)
Diretora Administrativa Financeira
Luciana Villela Vasconi Speroni (Agência 3 Comunicação Integrada Ltda)
ABAP RS
Presidente
Alexandre Brandão Skowronsky (Global Comunicação & Marketing Ltda)
Diretor de Relações Interassociativas
Alberto Freitas (Agência Matriz Comunicação & Marketing Ltda)
Diretor Administrativo Financeiro
Juliano B. Hennemann (SPR Comunicação Ltda)