A ABA realizou ontem, 26/05, mais um #ABAforadaABA. O encontro, em formato híbrido, marcou a 3ª reunião do Comitê de Mídia da ABA, no qual também foi entregue mais um guia de diversidade ao mercado, seguido por um Happy Hour patrocinado pela NEOOH.
O lançamento do “Guia Diversidade e Representação: Foco no planejamento e compra de mídia” é uma entrega dos Comitês de Mídia, presidido por Marco Frade, head of media, digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai da Diageo; vice-presidência de Paulo Carneiro, gerente de comunicação & mídia digital da Coty; e de Comunicação & ESG, presidido por Fabiola Duarte, head of communication da L’Oréal. A ABA tem levado ao mercado diversas iniciativas relacionadas ao pilar de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), por meio de sua agenda estratégica, tendo lançado o Diante da responsabilidade dos profissionais da área de atuarem como agentes transformadores da sociedade e contribuírem para um mundo mais justo através de uma comunicação mais diversa, inclusiva e representativa, a ABA trouxe para o mercado brasileiro este Guia, uma livre tradução de sua versão original elaborada pela WFA — World Federation of Advertisers, com o propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. “Nosso objetivo é estimular os anunciantes a terem um olhar progressista e inovador. Com este guia, provocarmos os profissionais de marketing a se desafiarem e não aceitarem os estereótipos ou generalizações que ainda temos em relação a alguns públicos. Ele traz à luz reflexões e indica alguns caminhos para que o marketing dê mais visibilidade à pluralidade de consumidores que representam oportunidades muitas vezes desperdiçadas pelas marcas; mas que podem ser alcançadas com planejamento e execução de mídia mais inclusivo e representativo”, diz Nelcina Tropardi, presidente da ABA, vice-presidente e cofundadora da AKIPOSSO+. “Desde 2018, DE&I está na agenda estratégica da ABA. Já publicamos quatro guias que abordam essa temática, inúmeros webinares, o livro `Reflexões — Diversidade & Inclusão´ (Editora Leader), que escrevi com Nelcina Tropardi, publicado no ano passado, e o Censo Global de Diversidade e Inclusão no Marketing, que construímos junto com a WFA. Acreditamos que o marketing precisa ser fundado em uma base sólida de valores, e que diversidade e inclusão não podem mais ser dissociadas das estratégias de marcas. Atuamos em diversas iniciativas acerca desta pauta, porque acreditamos que com um ecossistema diverso e inclusivo, o marketing é mais criativo e inovador para transformar os negócios e a sociedade”, diz Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA. “Ao trazer o presente guia para o mercado brasileiro, o Comitê de Mídia da ABA propaga as boas práticas que promovem a diversidade e a representação em nosso ecossistema, por meio de reflexões e orientações para um planejamento e compra de mídia mais inclusivo. As marcas poderão aproveitar as oportunidades que serão proporcionadas, como se humanizar, zelar por suas reputações, pela lealdade do consumidor, ter mais criatividade e inspiração, ser inovadora e consequentemente, ter uma melhor performance”, relata Marco Frade. “Apoiamos um marketing diversificado e representativo e, para isso, muitas vezes é preciso quebrar barreiras e fugir de vieses enraizados para ir contra estereótipos e preconceitos. Este guia tem como objetivo apoiar os profissionais de marketing para atuarem de forma crítica, questionadora e disruptiva, garantindo que a diversidade esteja presente em todas as etapas da criação, bem como no planejamento e compra de mídia.”, afirma Fabíola Duarte. A 3º reunião do Comitê de Mídia da ABA contou com Fernanda Castilho, general manager da MOSS; e Calvin Trubiene, environmental consultant da Gol Linhas Aéreas, como guest speaker, discorrendo sobre “Sustentabilidade e Mídia”. Em seguida, o espaço foi aberto para o debate entre os líderes presentes.