ABA lança Guia de Execução em Loja

A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) lançou o “Guia ABA de Boas Práticas da Execução de Trade em Lojas”, durante a Reunião Anual do Conselho Superior da Entidade, para a qual foram convidados também os membros de sua Diretoria Nacional e os Líderes dos Comitês. O documento é uma entrega do Comitê de Trade & Retail da ABA, presidido por Eduardo Castro, Gerente Sr. de Trade Marketing – Trade Marketing e Serviços ao Mercado da BASF/Suvinil, em parceria com a Neogrid – especialista em soluções com inteligência artificial para gestão da cadeia de suprimentos, e apoio da AMPRO.

O “Guia ABA de Boas Práticas da Execução de Trade em Lojas” traz sugestões de melhores práticas para aprimorar as estratégias de trade marketing dos anunciantes. O conteúdo aborda desde a preparação do promotor antes de chegar à loja, itens que devem ser priorizados, checklists de validações necessárias até chegar à finalização da execução e monitoramento de resultados.

“O planejamento assertivo da execução de Trade Marketing nas lojas favorece o desenvolvimento dos negócios, por meio de uma presença otimizada no ponto de venda, capaz de impulsionar a maximização de resultados e o aumento da fidelização de clientes.”, afirma Nelcina Tropardi, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN e Presidente da ABA.

Uma pesquisa realizada pela Neogrid/Accera identificou quais são os comportamentos do consumidor quando este não encontra ou tem dificuldade de encontrar o que precisa. Os resultados foram: 32% compram outra marca; 21% compram em outra loja; 19% não compram; 17% compram outro produto da mesma marca e 11% compram outra apresentação.

“A pesquisa nos mostrou que é preciso mapear os obstáculos que impedem o produto de estar disponível nas gôndolas e que os promotores são peças-chave para garantir essa disponibilidade. As boas práticas apresentadas neste guia refletem os Insights e debates gerados pelo Comitê de Trade & Retail da ABA em 2019, os quais objetivaram responder a tal desafio”, afirma Eduardo Castro, gerente de Trade Marketing da BASF/Suvinil e Presidente do Comitê de Trade & Retail da ABA.

O guia estrutura as etapas e práticas a serem adotadas pelas empresas para obterem o sucesso na execução em lojas. “A tecnologia é importante aliada para potencializar essas boas práticas, como a troca de informações entre promotores de vendas e supervisores de maneira mais ágil e eficiente”, afirma Rodrigo Leão, Global Marketing Director da Neogrid.

O “Guia ABA de Boas Práticas da Execução de Trade em Lojas” pode ser encontrado em: http://www.aba.com.br/guias-e-manuais/.