ABA apresenta ENA 2020 “Recalculando Rotas”

O Encontro Nacional dos Anunciantes (ENA) 2020 já tem programação fechada. O evento acontece no próximo dia 17 de novembro, a partir das 09h00, e, pela primeira vez, será realizado de forma virtual.

Neste ano, a edição focará nos impactos causados pela Covid-19 e os novos modelos de atuação e programas de inovação impostos pela pandemia em aceleração digital, replanejamento e a riqueza de dados.

Com o tema “Recalculando Rotas”, escolhido pelos quase 90 executivos associados que participaram de uma pesquisa realizada pela Entidade, o evento tem como objetivo inspirar para inovar e criar soluções dentro deste novo cenário.

“A pandemia do novo coronavírus comprimiu a curva de inovação das organizações e forçou a adoção de novos canais, meios de relacionamento, formas de produzir e processos de trabalho. A população conectada demandou, mais do que nunca, um avanço importante na atuação digital das marcas. O primeiro painel abordará como as marcas estão lidando com esta aceleração e quais são seus planos imediatos”, explica Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA, sobre a tônica dos painéis do evento.

Outro painel abordará especificamente a necessidade de planejar ou refazer planos já estabelecidos focando nos desafios, caminhos e lições aprendidas durante a pandemia. Destaque também para o espaço no evento dedicado a questão dos algoritmos e data Science na gestão do marketing com ideias e soluções para a gestão integrada de indicadores.

A curadoria contou com a visão e insights do executivo Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma, que considerou o tema da edição de 2020, uma escolha certeira diante do cenário atual. “Planejar é a arte de fazer escolhas. Um bom plano garante manobras de ajuste sempre que necessário. A pandemia acelerou a adoção de tecnologias, mas também ressignificou canais, logística, jornadas de compra e consumo, a relação entre pessoas e entre marcas e pessoas. O momento exige recálculo de rotas. E mapear o imaginário dos executivos nos deu segurança para eleger os temas mais pertinentes e realizar escolhas precisas e focadas no que de fato o mercado quer ouvir e debater. Esta é uma curadoria cocriada entre o Grupo Croma, a ABA e, porque não dizer, todos os seus associados. É uma honra fazer parte dessa história.”

Confira a programação: 
  • 17 de novembro 

09h00 – 09h10: Abertura de Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA

09h10 – 09h20: Palavras de Nelcina Tropardi, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN e Presidente da ABA

09h20 – 09h50: Aceleração digital pós-Covid 19: Apresentação e moderação: Edmar Bulla, Fundador do Grupo Croma

Debate de ideias e soluções: Álvaro Garcia, Diretor Sênior de Marketing da Mondelez Brasil, Arthur Wong, Deputy CMO and Head of Corporate Marketing – Latin America at Samsung Electronics e Conselheiro da ABA

09h50 – 10h20: Modelos ágeis para planejamento e replanejamento de marketing:

Apresentação e moderação: Conrado Leister, Country Managing Director at Facebook & Instagram Brazil, Frank Pflaumer, Vice-Presidente de Marketing, Comunicação e Assuntos Corporativos da Nestlé e 1º Vice-presidente da ABA, Carlos Pitchu, Vice-presidente de Marketing da Natura & Co. e Vice-presidente da ABA

10h20 – 10h50: Algoritmos e data science na gestão de marketing:

Apresentação relâmpago e moderação: Juliana Yamana, Head de Insights & Analytics do Google Brasil

Debate de ideias e soluções: Daniel Milagres, Sr. Brand & Communications Executive do Carrefour Brasil, Marina Daineze, Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo

10h50 – 11h00: Encerramento: Ricardo Wolff, Vice-Presidente de Estratégia & Marketing da J&J e Vice-Presidente da ABA.