quarta-feira, dezembro 11, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoA marca pessoal e o mercado de trabalho

A marca pessoal e o mercado de trabalho

Segundo Peter Montoya “o desenvolvimento de uma marca pessoal tem tudo a ver com a percepção – com a maneira como os outros o percebem” (MONTOYA; VANDEHEY, 2010, p.6).

A marca pessoal e empresas então é a imagem que as pessoas têm de nós. É o modo como as pessoas nos veem e se lembram de nós. Ela é composta por diversos elementos, como a aparência, a personalidade, as habilidades, os valores, as crenças, posicionamento e a reputação. É importante construir e cuidar de nossa marca pessoal, pois ela pode influenciar nossa carreira e o sucesso no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.

Falando em relação mercado de trabalho atual, a marca pessoal se torna cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que as empresas estão ficando mais e mais interessadas em contratar pessoas que sejam boas representantes da marca da empresa.

São necessários vários aspectos para se construir uma marca pessoal forte, mas considero os mais importantes: ser autêntico e coerente. Isso significa ser fiel aos nossos valores e não fingir ser alguém que não somos, o que tem ocorrido com muita frequência nas redes sociais. Outra maneira de construir uma marca pessoal forte é desenvolver habilidades e competências valiosas, como liderança, comunicação e pensamento crítico.

Mas falando em presença online, ela está cada vez mais importante quando se fala em construção de marca pessoal. Isso inclui ter uma presença ativa e positiva nas redes sociais, um bom conteúdo, seja ele escrito ou em vídeo, que se conecto com seu público de interesse, pois ele será seu portfólio online, gerando assim oportunidades no mercado de trabalho.

Por fim, é importante lembrar que a marca pessoal não é algo estático, mas sim algo que precisa ser construído e cuidado constantemente, o que significa estar sempre buscando novas oportunidades de aprendizado e crescimento, ser proativo em construir relacionamentos e networking ou o que mais gosto o netweaving.

Em resumo, a marca pessoal é cada vez mais importante no mercado de trabalho atual, e pode ser uma grande vantagem para as pessoas que desejam se destacar e alcançar sucesso. Construir e cuidar de nossa marca pessoal inclui ser autêntico, desenvolver habilidades valiosas, manter uma boa presença online e relacionamentos.

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.

Contatos: www.paulomoreti.com
email: contato@paulomoreti.com
instagram:@opaulomoreti
linkedin: paulo-moreti

Artigos relacionados

Novidades