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A importância das marcas pessoais em uma empresa

Vivemos um cenário de negócios acelerado e extremamente competitivo e nesse contexto a marca pessoal surgiu como uma ferramenta poderosa para os profissionais se diferenciarem e alcançarem o sucesso em suas carreiras. Embora a marca pessoal seja frequentemente associada a empreendedores e influenciadores, ela é igualmente essencial no mundo corporativo.

As empresas, por sua vez, há muito se concentrem na construção de suas marcas corporativas, mas agora se deram conta do imenso valor que uma marca pessoal forte pode trazer para seu sucesso corporativo. Neste artigo trago a importância da marca pessoal em uma empresa e como ela pode contribuir para o sucesso individual e organizacional.

Compreendendo a marca pessoal.

Em vários de meus artigos, sempre falo sobre isso para que fique gravado na mente do leitor. A marca pessoal é o processo intencional de gerenciar e posicionar a si mesmo para estabelecer uma identidade profissional distinta. Envolve definir e comunicar uma mensagem consistente que mostre a experiência, os valores, diferenciais e as qualidades únicas de um indivíduo. Ao cultivar uma marca pessoal forte, você facilitará como os outros o percebem e criará uma impressão duradoura nas mentes de colegas, clientes ou empregadores.

Construir uma marca pessoal requer principalmente autoconhecimento, autenticidade, estratégia e uma atenção cuidadosa a vários componentes que contribuem coletivamente para sua força e impacto. Esses componentes incluem:

a) Expertise Profissional: Demonstrar profundo conhecimento, habilidades e competências em sua área de atuação é fundamental para estabelecer credibilidade e ganhar a confiança dos outros.

b) Proposta de valor única: Identificar e articular suas qualidades, pontos fortes e contribuições únicas o diferencia de seus concorrentes e atrai oportunidades valiosas.

c) Autenticidade: Ser fiel a si mesmo e alinhar valores e crenças pessoais com objetivos profissionais promove conexões genuínas e constrói confiança entre colegas e partes interessadas.

d) Consistência: Manter consistência na comunicação, comportamento e imagem da marca em diferentes plataformas e interações reforça a sua credibilidade e fortalece a sua marca pessoal.

Benefícios da marca pessoal:

Quando se fala de marca pessoal nas corporações geralmente é um tema que tem sido muito pouco abordado por elas, talvez ainda não tenham entendido o quão impactante, estratégico e benéfico são essas marcas pessoais para a marca corporativa. Tenho feito alguns trabalhos em empresas de setores distintos como: área da saúde, derivados de petróleo e indústria alimentícia e noto o impacto positivo que causa na organização quando esses profissionais passam por um processo de construção estratégica de marca e se percebem como marcas pessoais valiosas para a marca corporativa.

Empresas que saíram na frente e compreenderam que essas marcas pessoais fortes e alinhadas, fortalecem a marca corporativa estão obtendo profissionais que compreendem o valor não somente de suas marcas pessoais, o que elas podem fazer por elas, mas também pela empresa, assim obtém um profissional muito mais engajado e alinhado com os valores da empresa, sua missão e que valoriza essa união, da marca pessoal com a corporativa, gerando uma série de benefícios para o profissional e para a empresa tais como:

Para a Marca Pessoal:

· Visibilidade profissional aprimorada: Uma marca pessoal bem elaborada ajuda você a se destacar em um mercado concorrido, aumenta a visibilidade dentro da empresa, tornando você mais propensos a ser reconhecido por seus conhecimentos e realizações. A visibilidade aprimorada pode levar a promoções, oportunidades de liderança e convites para participar de iniciativas estratégicas, contribuindo para o crescimento da carreira.

· Reputação e construção de confiança: A marca pessoal forte cultiva uma reputação positiva e promove a confiança entre colegas, clientes e superiores. Quando se cumpre consistentemente suas promessas e exibe profissionalismo, integridade e conduta ética, consegue se estabelecer credibilidade e ganhar a confiança dos outros. Isso, por sua vez, abre portas para projetos colaborativos, parcerias e avanços na carreira.

· Avanço na carreira e oportunidades profissionais: A marca pessoal serve como um catalisador para o avanço na carreira, aumentando as chances de ser considerado para funções, projetos ou atribuições desejáveis. Uma marca pessoal robusta ajuda você a se estabelecer como líderes de pensamento e especialista em sua área de atuação, tornando-o um recurso essencial.

· Influência e impacto: Uma marca pessoal conhecida detém o poder de inspirar, motivar e influenciar outras pessoas. Quando se faz um trabalho estratégico, se alavanca a marca pessoal, comunicando efetivamente sua visão, compartilhando seus conhecimentos e promovendo mudanças positivas na organização. Ela se torna uma figura influente, tanto interna quanto externamente, e ganha a capacidade de moldar opiniões, construir redes fortes e obter apoio para suas iniciativas.

Para a empresa:

Aqui estão alguns dos principais benefícios da marca pessoal para uma empresa:

· Reputação e imagem de marca aprimoradas: Quando os colaboradores desenvolvem e nutrem suas marcas pessoais, eles se tornam embaixadores de sua empresa. Uma marca pessoal forte reflete positivamente na organização, melhorando sua reputação e imagem de marca. Clientes, fornecedores e partes interessadas são mais propensos a confiar e se envolver com uma empresa que é representada por profissionais experientes, confiáveis e respeitáveis.

· Maior engajamento e retenção dos colaboradores: A marca pessoal incentiva os colaboradores a se apropriarem de seu crescimento e desenvolvimento profissional. Quando eles são capacitados para construir suas marcas pessoais dentro da empresa, eles se tornam mais engajados e motivados. Eles se veem como “ativos valiosos” e têm maior probabilidade de permanecer leais à organização. Isso, por sua vez, reduz as taxas de rotatividade e aumenta a retenção de colaboradores, levando a uma força de trabalho mais estável, produtiva e de alta performance.

· Atração de grandes talentos: Uma empresa conhecida por promover iniciativas de desenvolvimento de marca pessoal torna-se um destino atraente para os melhores talentos. Os colaboradores em potencial são atraídos por organizações que incentivam e apoiam o crescimento e o desenvolvimento de seus colaboradores, ao promover a marca pessoal, a empresa demonstra seu compromisso com o sucesso de todos e se diferencia dos concorrentes no mercado de trabalho.

· Liderança de pensamento ampliada e influência no setor de atuação: Quando os funcionários desenvolvem marcas pessoais fortes, eles têm a oportunidade de se tornarem líderes de pensamento em suas respectivas áreas. Por meio de suas plataformas de marca pessoal, eles podem compartilhar insights, experiência e conhecimento valioso. Isso não apenas melhora a reputação do profissional, mas também posiciona a empresa como líder no setor. A organização ganha credibilidade e influência à medida que seus colaboradores contribuem para discussões do setor, participam de conferências, publicam conteúdo instigante, interagem melhor em equipe e propagam por meio de suas marcas pessoais as marcas corporativas.

· Colaboração interna e inovação aprimoradas: O trabalho de construção de marca pessoal incentiva os colaboradores a mostrarem suas habilidades e perspectivas únicas, promovendo uma cultura de colaboração e inovação dentro da empresa. À medida que os colaboradores desenvolvem suas marcas pessoais, eles podem se conectar com colegas que compartilham interesses e conhecimentos semelhantes, levando a uma maior colaboração em projetos e troca de ideias. Esse cruzamento de

conhecimento e inovação beneficia a organização, promovendo a criatividade e impulsionando a melhoria contínua.

· Maior defesa da marca e fidelidade do cliente: Colaboradores com marcas pessoais fortes têm maior probabilidade de serem defensores da marca de sua empresa, pois compreendem a importância de se ter uma marca sólida e o quanto uma beneficia a outra. Eles promovem os produtos ou serviços da organização com autenticidade e paixão, influenciando positivamente clientes em potencial e construindo confiança. É mais provável que os clientes se conectem com indivíduos que incorporam os valores e conhecimentos associados à empresa, levando a uma maior fidelidade e defesa do cliente.

Bom, ficou claro que em tempos de concorrência acirrada, seja entre marcas pessoais ou corporativas, a marca pessoal não é mais um luxo, mas uma necessidade para os profissionais que buscam o sucesso dentro de uma empresa. Ele capacita os profissionais a assumirem o controle de sua trajetória de carreira, construir credibilidade e abrir portas para oportunidades interessantes. Ao compreender a importância da marca pessoal e implementar estratégias eficazes, os profissionais podem liberar todo o seu potencial, deixando uma marca permanente em sua organização.

Já para as empresas, ao incentivar seus colaboradores a desenvolverem suas marcas pessoais, podem melhorar sua reputação, atrair os melhores talentos, promover o engajamento dos próprios colaboradores, ampliar a liderança de pensamento, impulsionar a inovação e aumentar a fidelidade do cliente e por que não dos fornecedores. Abraçar a marca pessoal dentro de uma empresa criará uma poderosa sinergia entre o sucesso individual e organizacional.

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.

Meus contatos www.paulomoreti.com
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