Previsto para impressão no começo do deste ano, o Clube de Criação do Rio de Janeiro está disponibilizando o 11º anuário da entidade online de forma gratuita. O material já pode ser acessado ou até mesmo baixado no endereço http://anuariodoccrj.com.br.
Criado pelo diretor de arte e VP de criação da 3AW, Henrique Carvalho, o livro tem como conceito a reconstrução do CCRJ e explora diferentes tipos e estilos de tijolos. Aliás, algumas pessoas já o batizaram como “anuário do tijolo”.
“Os tijolos foram os elementos escolhidos para a criação da identidade visual do 11o Anuário do CCRJ. Eles representam a diversidade pelos seus mais variados estilos e usos, que vão muito além das paredes. Esse é um anuário que valoriza as agências, os profissionais e os clientes, mostrando que cada ´tijolo´ é importante no processo de construção do nosso mercado. Espero que ele traga inspiração para os novos profissionais e orgulho para os que aqui estão premiados”, comenta Henrique.
A pandemia trouxe problemas para a gráfica que rodaria o anuário como parceira da entidade. Com o material pronto e na gaveta, a antiga diretoria agora resolveu colocar o livro na rua digitalmente.
“Além de combinar com o posicionamento de Democracia Criativa que guiou o clube nos anos de 2018 e 2019, percebemos que não existia motivo para segurar mais o lançamento, ainda mais nesse momento em que tudo ficou mais digital em função do isolamento social”, explica Pedro Portugal, ex-presidente da entidade.