Webedia Heroes é o novo lançamento da multinacional francesa

Webedia Heroes é o novo lançamento da multinacional para abordar conteúdo sobre a cultura pop moderna. “O nerd não é mais um extraterrestre”. É com essa percepção contemporânea que a Webedia anuncia o lançamento do Webedia Heroes, o novo projeto do grupo digital francês para reunir, em um hub 100% digital e expansivo, toda a expertise dos principais influenciadores de cultura pop presentes no elenco da empresa – ou, como serão reconhecidos a partir daqui, os “heróis” do setor, que possuem uma longa jornada de atuação na área, além de um legado que os identifica como referências para os fãs.

A ambição por trás do projeto é criar um ambiente imersivo, ressaltando o legado de influência oriundo da trajetória do jornalista Pablo Miyazawa por meio de experiências 100% digitais, caracterizando a influência da cultura pop e permeando todo o conteúdo relevante entre o IGN Brasil e o AdoroCinema. Para Miyazawa, que assume na Webedia a posição de “Chief Pop Culture Officer”, isso está especialmente relacionado à sua experiência pessoal e profissional.

“Eu me considero um jornalista de sorte pois durante toda a minha vida, estive envolvido na cultura pop”, ele diz. “Mesmo antes de me formar, trabalhei em banca de jornal, loja de discos e até no atendimento ao consumidor para uma certa fabricante de videogames. Sempre tive acesso a tudo relacionado à música, jogos, televisão, quadrinhos e cinema e, após 20 anos produzindo conteúdo para esse público, me agrada a ideia de anexar minha experiência ao legado da Webedia para os entusiastas das gerações mais atuais.”

Miyazawa explica que o objetivo do projeto não é “criar uma divisão nova na empresa e me colocar como um chefe de redação”, mas sim trazer o impacto do know how de todos esses “heróis” para a criação de conteúdos densos, digitais e altamente interativos, por meio de campanhas via stories e posts em redes sociais, ativações de eventos e lançamentos específicos, além da já renomada produção de conteúdo jornalístico que sustenta o prestígio do IGN Brasil e do AdoroCinema.

“A ideia é que eu continue a exercer um papel de atuação constante no IGN Brasil, contribuindo com reportagens, coberturas, programas de vídeo e uma coluna opinativa. No AdoroCinema, pretendo contribuir da mesma forma, com um apelo maior para conteúdo multiplataforma, com ênfase nas redes sociais tão utilizadas pelo público de cultura pop. Também há planos de programas em vídeo e colunas de opinião, além de reportagens em eventos e coberturas de eventos internacionais”, comenta.

“É um prazer ouvir o Pablo falar sobre cultura pop, e agora ele vai trazer todo esse conhecimento para nossos 13 milhões de visitantes únicos e nossos 8,5 milhões de seguidores no Facebook e Instagram” diz Antoine Clauzel, diretor geral do AdoroCinema. “A bilheteria desses últimos anos e nossas audiências mostram a paixão por esse gênero que se tornou mainstream. Então, juntar o Pablo com a maior redação de cinema do Brasil foi uma movimentação natural para nós.”

Toda a equipe de jornalistas da Webedia terá participação no projeto HEROES. Junto de Pablo Miyazawa podem ser citados outros influenciadores da Webedia, como Gustavo Petró e Carol Costa (da equipe editorial do IGN Brasil) além de Francisco Russo, Renato Hermsdorff e Vitória Pratini (do time de conteúdo do AdoroCinema). Aydin Sarmadi, diretor geral do IGN Brasil, ressalta a importância da participação de todos eles no projeto: “Cada um desses profissionais reúne todas as qualidades de um influenciador da Webedia: possuem enorme carisma e conexão com o público, além de experiência comprovada como referências de conteúdo voltado à cultura pop, tendo fundado ou participado das criações de suas respectivas plataformas”.

Com o Webedia Heroes, a gigante francesa pretende atingir seu público-alvo em caráter multiplataforma. Por exemplo: um universo cinematográfico que se expande em diversos filmes e que tem origens nos games ou quadrinhos terá todo esse detalhamento veiculado em vídeo publicado no IGN Brasil e/ou AdoroCinema, e esse conteúdo terá chamadas em posts nas redes sociais, stories e ações próprias da Webedia e seus parceiros. Mais além, eventos de interesse – locais e internacionais – contarão com produções especiais, tematizadas e imersivas nos diversos pilares do grupo.

“Tudo isso é reflexo do empenho trazido pela Webedia em abordar a cultura pop de uma maneira diferenciada, que converse de verdade com quem consome apaixonadamente o conteúdo dessa indústria”, diz Miyazawa. “E o melhor, tudo isso é feito por quem também é fã, então existe aí uma relação direta entre o leitor e o produtor.”