sábado, dezembro 6, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalTIM transforma música em vibração através do celular

TIM transforma música em vibração através do celular

A TIM lançou, recentemente, a campanha “Você pode tudo”, que destaca as diversas possibilidades permitidas pela tecnologia. Agora, tangibiliza esse conceito em um projeto de inclusão social: o TIM Vibe, que transforma sons em vibrações táteis em tempo real, para que pessoas com deficiência auditiva possam “sentir a música”. A solução tecnológica pode ser acessada gratuitamente pelo app MEU TIM por qualquer pessoa, inclusive clientes de outras operadoras.

O TIM Vibe promete transformar a experiência de pessoas com deficiência auditiva em festivais, shows, festas e até nos momentos de lazer em casa. A funcionalidade foi testada e aprovada por pessoas surdas, como as que fazem parte da Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos, a diretora audiovisual Benedita Casé e o influenciador Gabriel Isaac, durante os shows do último final de semana do festival Na Praia, em Brasília. O patrocínio do evento, que é mais uma ação da plataforma de música da empresa, se estende até setembro na capital federal – mais de 350 mil pessoas passaram pelos shows em 2024.

Para Camila Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marca da TIM, a iniciativa reforça os pilares de música e inovação da marca e o propósito da empresa de transformar tecnologia em liberdade: “a música nos conecta com diferentes sensações e queremos que todas as pessoas tenham essa experiência, sem exceções. O TIM Vibe é prova de que quando a tecnologia nasce com propósito, ela tem o poder de incluir, emocionar e abrir novos caminhos. Estamos colocando a conectividade a serviço da sociedade, usando nosso principal ativo para criar impacto real e positivo”, destaca a executiva.

Para usar o TIM Vibe, basta habilitar o microfone do celular para captar, em tempo real, a música que estiver tocando no ambiente, seja em um show, em casa ou onde quiser. A solução, disponível no app MEU TIM, converte os sons em vibrações táteis sincronizadas com a melodia, permitindo que pessoas com deficiência auditiva sintam cada batida na palma da mão ou no bolso, direto do celular. Apesar do aplicativo ser direcionado para clientes da operadora, a funcionalidade está na área “não logada”. Ou seja, pode ser acessada, inclusive, por quem não é cliente. O Instituto Som Dá Vida também colaborou com a iniciativa e com os testes iniciais do app.

O lançamento do TIM Vibe ganha força com uma ampla campanha nas redes sociais, que começa com um vídeo emocionante que traz depoimentos de pessoas com deficiência auditiva, compartilhando suas limitações ao experimentar a música, intercalados com cenas de shows do TIM Festival. De repente, a trilha sonora do vídeo é abafada, dando protagonismo ao som da vibração de um celular que acompanha as batidas, o ritmo e a melodia da música.

A narrativa evolui com registros reais dos testes do TIM Vibe. À medida que as cenas avançam, a emoção transborda tanto entre os participantes dos testes quanto no público dos shows, revelando a essência da nova tecnologia: transformar a maneira como pessoas com deficiência auditiva se conectam à música, sentindo cada batida. Flavia Braga, VP de Negócios da BETC HAVAS, que também desenvolveu a campanha de lançamento da solução, destaca a relevância do projeto: “o TIM Vibe é a prova de que boas ideias têm o poder de incluir, emocionar e transformar vidas. É criatividade real a serviço de uma questão social”, conclui.

Ficha Técnica

Agência: BETC HAVAS

Título: TIM Vibe

Cliente: TIM

Produto: Institucional

 

CCO: Erh Ray

VP de Criação: Otavio Schiavon

ECD: Daniel Schiavon

Diretores de Criação: Daniel Schiavon e Gabriel Ramos

Criação: Raíssa Ferreira, Jose Pedro Bortolini, Bernardo Rego, Leonardo Almeida, Rafael Guedes e Artur D’Andrea

VP de Negócios: Flavia Braga

Marcas & Negócios: Erica Barreiros, Mariana Paiva, Juliany Pires, Mariana Magalhães e Loriene Avila

Canais & Engajamento: Carol Esposito, Aline Vedolim, Brenda Correa e Claudio Silva

VP de Estratégia: Gustavo Leite

Estratégia: Renata Barbosa, Paola D’Almeida e Thomaz Gomes

Produção Audiovisual: Alessandra Luciano, Ana Caroline Reis e Ana Casagrande

Projetos Especiais: Fernanda Segura e Rodrigo Tamassia

Tecnologia: 20DASH

CEO: Denis Shirazi

CCO: Daniel Bottas

COO: Stela Pagan

Diretor de negócios e inovação: Hugo Monteiro

Desenvolvimento: Lucas Pacheco Ramos, Fabio Martins, Tito Guidotti e Gabriel Kury

Gerente de Projetos: Kevin Oliveira e Iago Fernandes

Criativo: Marcelo Chuck

Produtora do filme: Zaine

Atendimento: Julia Hashimoto

Coord. de Pós Produção: Fernando Vellosa

Assistente de Coord. de Pós Produção: Hugo Ferriolli

Finalizador: Pedro Aquino

Montador: Cadu Silveira e Megg Miranda

Motion: Anderson Pereira

 

Produtora: Magic Lab

CEO/CCO: Henry Mandelbaum

CPO: Thays Miranda

Advisory Board: Fernanda Romano, George Benson, Ricardo Fiuza, Sergio Molina

Produção: Margarete Calgaro

DOP: Thiago Beck, Andre Tashiro

Primeiro Ac: Andre Salerno, Rafael Duckur

DiT: Roger Defavrei

Técnico de Luz e Maquinaria: Henrique Piazzentini

 

Produtora de Áudio: Mr. Pink

Produção Musical: Henrique Racz

Atendimento: Chica Mauger, Renata Costa e Guta Lima

Coordenação: Malu Leite, Ligia Menegon

Finalização: Edilson Martins e Beto Freitas

Intérprete de Libras: Joyce Dias, Mariana Laís de Lima e Souza

 

Parceria: Instituto Som Dá Vida e Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos

 

Musicoterapeuta: Igor Ortega

 

Participantes: Amanda Caboclo, Kayky Brito, Matheus Scheineider, Renata Ribeiro, Renato

Oliveira e Vitória Lopes

Creator Mobile: Carol Fonseca
Artigos relacionados

Novidades