O TikTok, em parceria com a The Exodus Road e o Instituto Liberta, lança a campanha #VozesPelaLiberdade, com o objetivo de combater o tráfico e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Às vésperas de 30 de julho, instituido pela ONU como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a iniciativa reforça o compromisso do TikTok com a segurança de seus usuários, especialmente os menores de idade – a plataforma permite perfis a partir de 13 anos –, e com a promoção de um ambiente digital mais seguro.
A #VozesPelaLiberdade reúne 10 criadores de conteúdo do TikTok, com audiência de aproximadamente 30 milhões de seguidores, selecionados por sua relevância social e poder de mobilização: Fayda Belo, Felipe Motta, Gabi Gagliassi, [https:<a href=]//www.tiktok.com/@jess.bonfioli?lang=pt-BR” >Jess Bonfioli, Ju Cassini, Maju Ferreira, Marcos Tinôco, Martina Giovanetti, Nunca vi 1 Cientista (Ana Bonassa e Laura Marise) e Operação Barbarussa (João Pedro). Por meio de vídeos no TikTok, os criadores compartilharão dados sobre exploração e abuso sexual infantil, promovendo conscientização e incentivando denúncias. O objetivo é despertar a ação, fortalecer políticas de proteção e estimular a mobilização coletiva.
“Acreditamos no poder do TikTok e da nossa comunidade de criadores de conscientizar e engajar, genuinamente, a sociedade contra crimes tão hediondos”, afirma Gustavo Rodrigues, gerente de Políticas Públicas do TikTok no Brasil. A campanha #VozesPelaLiberdade é um reflexo do nosso compromisso contínuo em tornar a plataforma cada vez mais segura para os jovens. Com ferramentas robustas de moderação e colaboração com as forças policiais, conseguiremos amplificar a luta também com apoio de nossa comunidade”.
Para maximizar o alcance da campanha, o TikTok destinará 50 mil dólares em créditos de anúncios para promover os vídeos dos criadores, dando mais destaque e engajando ainda mais jovens, adultos e a comunidade como um todo.
A campanha foi anunciada na manhã de hoje, durante evento realizado pelo TikTok em Brasília, em colaboração com o International Centre for Missing & Exploited Children (ICMEC). O encontro reuniu autoridades governamentais, forças de segurança e representantes da sociedade civil para discutir medidas de prevenção e aprimorar a cooperação da plataforma com as polícias brasileiras no combate ao tráfico e exploração sexual de crianças.
Assista aos vídeos já postados da campanha:
