terça-feira, maio 14, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalTainá e Karen aderem a campanha contra violência de gênero no trânsito

Tainá e Karen aderem a campanha contra violência de gênero no trânsito

Tainá Muller, Karen Jonz, Ryane Leão e Camila Lopes vão movimentar as redes sociais nesta quarta-feira (8) para debater a violência de gênero enfrentada por milhares de mulheres todos os dias no trânsito de cidades brasileiras. A ação faz parte da campanha YES, SHE DRIVES, promovida pela startup Darwin Seguros, que utiliza tecnologia, dados e inteligência artificial para oferecer um seguro auto simples e personalizado.“Como marca, mais do que vender o produto, desejamos ser parte da solução dos problemas sociais”, explica Marcelo Balas, Head de Marketing da Darwin Seguros. “Das 26 milhões de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) emitidas no estado de São Paulo, apenas 37% são de mulheres e quando olhamos para os depoimentos colhidos para a ação, fica claro o porquê. A Yes, She Drives surgiu para trazer reflexão, indignação e atitude frente a esse problema enfrentado diariamente por milhões de mulheres”, completa.A marca convidou as quatro influenciadoras digitais para contar suas vivências no trânsito e incentivar mais mulheres a participarem do movimento. “Estava andando devagar em uma rua cuja velocidade máxima permitida era 40 km/h. O motorista, que estava atrás, parou o carro, bateu no meu vidro de uma forma bruta e falou ‘tinha que ser mulher'”, conta Tainá Muller. Karen Jonz conta que já ouviu frases como ”Mulher no volante, perigo constante” e “Tinha que ser mulher mesmo.”“Eu sou um exemplo de mulher que tem medo dessa vivência no trânsito. Tenho 34 anos, só tirei minha habilitação no ano passado, e ainda não tive coragem de encarar as ruas atrás do volante. Presenciei muitas situações de violência com a minha mãe – pessoas gritando, xingando simplesmente por ser mulher”, comenta a escritora e influenciadora Ryane Leão. “O YES, SHE DRIVES, é um movimento de autonomia. O trânsito é a nossa forma de mobilidade, portanto não podemos ser intimidadas pelo machismo. Este é um convite para que tenhamos mais mulheres nas ruas”, finaliza.A campanhaCom curadoria da Dionisio.Ag, hub de inovação artística, com o propósito de empreender no universo da arte de forma grandiosa, a campanha teve início no dia 27 de fevereiro, com uma intervenção urbana, próxima ao Beco do Batman, tradicional ponto turístico de arte e grafite de São Paulo. A fachada de um muro foi estampada com tweets sobre mulheres que passaram pelas mais diversas situações de desrespeito ao volante. Na sequência, a artista paulista, Amina  , que une em sua arte feminilidade e críticas ao patriarcado, assinou o grafite com a frase que dá título a ação: “YES, SHE DRIVES”, nas cores da Darwin Seguros. A escolha da artista não foi por acaso. “Cresci lidando com o desafio de ser mulher em uma sociedade patriarcal. Considero essa vivência uma de minhas maiores motivações para expressar pensamentos por meio da arte”, afirma Amina. “Mais do que isso, uma mulher ocupando espaço no graffiti de rua, representa um ato revolucionário”, finaliza. A intervenção ficará disponível por três meses.

Confira o vídeo:

Artigos relacionados

Novidades