A voz feminina é um instrumento poderoso de transformação. Neste Mês das Mulheres, para potencializar essas vozes e fortalecer suas histórias, o Grupo Superlógica, principal plataforma de soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário no país, lança a campanha “Nós, Voz, Elas – quem te inspira?”.
A saber que o mercado de trabalho ainda pode ser um espaço hostil para as mulheres, imprimindo autocobrança excessiva e até desenvolvendo a famigerada Síndrome do Impostor, a ação dá espaço para mulheres da empresa compartilharem suas visões quanto às suas colegas, incentivando-as a ver a si mesma como elas são, por meio de um olhar mais generoso.
Com uma série de vídeos publicados ao longo do mês no YouTube, LinkedIn e Instagram da marca, a campanha é dividida em dois momentos. O primeiro, “‘Nós nos inspiramos”, traz relatos de profissionais da Superlógica que são fonte de inspiração para colegas da empresa. Já o segundo, “Elas’ nos inspiram”, reúne histórias femininas que impactaram o universo da tecnologia, ao longo da História, narradas por profissionais da Superlógica.
Nesse desdobramento, são lembrados nomes como Grace Hopper, criadora do famoso termo “bug” e de uma linguagem de programação usada até hoje no processamento de bancos de dados; Marissa Mayer, que ajudou a desenvolver o Google Maps, Google Books, Google Images e GMail, contribuindo para tornar o Google um líder global em pesquisa online; e Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, as três cientistas negras da NASA, cujas mentes brilhantes ajudaram os EUA a ganhar vantagem na corrida espacial, a partir dos anos 1950. O objetivo é conectar histórias de mulheres do passado às vozes femininas do presente, que recebem o legado da tecnologia e continuam fazendo a diferença.
“Todo o processo de criação da campanha já é uma forma de valorização das mulheres, que aproveitam esse espaço para inspirar outras e fortalecer conexões, além de descobrirem que também inspiram. É gratificante saber que motivamos outras pessoas, principalmente quando falamos sobre a presença feminina no mercado corporativo e na tecnologia, um segmento ainda predominantemente masculino. Isso nos ajuda a poder nos enxergar do tamanho que temos e valorizar nossa trajetória de carreira.”, destaca Talita Zampieri, CMO do Grupo Superlógica.
Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian para entender o perfil das mulheres que atuam na área de tecnologia revelou que a representação feminina neste setor, no Brasil, é de apenas 0,07% – correspondendo a 69,8 mil profissionais. O levantamento foi realizado numa base de mais de 93,3 milhões de pessoas do gênero feminino. Em comparação ao público masculino, 0,33% trabalham na área de TI, conforme levantamento feito com 92,4 milhões de homens no país.
Proporcionalmente, há quase cinco vezes mais homens do que mulheres atuando na área de tecnologia no Brasil. Neste cenário, a Superlógica utiliza sua posição no mercado de tecnologia para dar voz às suas profissionais e reforçar a importância de quem já inspirou e inspira, abrindo caminhos e tornando possível que mais mulheres acreditem e avancem no setor.
Ao longo de março, a marca também vai promover uma série de ações internas focadas na valorização e no fortalecimento das mulheres dentro da empresa. Serão realizados encontros e palestras sobre temas essenciais como saúde, tecnologia, equidade e inclusão, com o objetivo de promover o bem-estar, estimular a capacitação e impulsionar o empoderamento de suas profissionais. “Essas iniciativas refletem o compromisso da empresa em criar um ambiente mais inclusivo e igualitário, reconhecendo a importância de apoiar e incentivar a presença feminina no mercado de tecnologia”, pontua Viviane Hengles, Gerente de Cultura e Comunicação Interna do grupo.