O Clube Irmão Caminhoneiro Shell, tradicional programa de relacionamento da marca Shell com motoristas de todo o Brasil, celebra 35 anos de história e retorna com uma abordagem totalmente renovada e focada em canais digitais. A iniciativa tem como objetivo criar uma plataforma de diálogo com caminhoneiros e caminhoneiras, profissionais essenciais para a economia brasileira. Através de um canal no WhatsApp, o programa estabelece uma relação de confiança, compartilhando conteúdos relevantes e oferecendo benefícios que impactam diretamente a rotina desses trabalhadores.
A campanha é formada por três filmes, conteúdos para redes sociais e materiais de ponto de venda (PDV), e traz o conceito: “Clube Irmão Caminhoneiro Shell. A comunidade é sua, pode entrar”. Os filmes destacam o sentimento de orgulho dos caminhoneiros, capturando momentos emocionantes, como o reencontro de dois irmãos de estrada em um posto Shell. A ação retrata a conexão genuína entre esses profissionais, que juntos acessam o canal no WhatsApp, onde encontram ofertas exclusivas e benefícios, como o acesso ao programa de incentivo Shell Box Clube.
“O WhatsApp é o principal meio de comunicação entre os brasileiros. Ao levar o Clube Irmão Caminhoneiro Shell para essa plataforma, buscamos fazer com que os caminhoneiros se sintam parte de uma comunidade e estabeleçam um vínculo mais próximo com a marca. Transformamos a profissão em um sobrenome. Nos materiais da campanha, abordamos essa ideia com a mensagem: “Caminhoneiro é mais que profissão; é segundo nome”, comenta Fabio Guima, diretor de criação da Ampfy.
O programa oferecerá diversas vantagens. Além disso, haverá acordos com seguradoras de vida, saúde e para o automóvel, além de acesso a cursos de formação profissional.
“Hoje, 81% dos motoristas de caminhão estão no WhatsApp, e nosso objetivo é chegar a 90% da categoria por meio de um canal de comunicação direto e efetivo. Investimos fortemente em oferecer a melhor proposta de serviço para esses profissionais essenciais. Queremos reforçar o papel crucial que eles desempenham nas estradas do país e sua importância para a Shell”, destaca Ricardo Berni, diretor de Marketing & Digital da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.
Para fazer parte do canal os caminhoneiros devem abrir o WhatsApp, clicar em “Atualizações”, em seguida em “mais Canais”, pesquisar por Clube Irmão Caminhoneiro Shell e seguir o canal e clicar nas peças de divulgação nas redes sociais.
Ficha técnica:
Agência: Ampfy
Campanha: Clube Irmão Caminhoneiro Shell
Cliente: Raízen
Produto: Rodovias
Marketing: Ricardo Berni, Marina Flores, Fernanda Lotfi Carotenuto, Karoline Ramires, Taiane Almeida, Victória Corrêa Lopes, Fernanda Pacini, Guilherme Cadavez, Giovanna Rinaldi, Raquel De Jesus e Sandro Brito
CEO: André Chueri
CFO: Sidnei Egami
CCO: Fred Siqueira
ECD: Bruno Érnica
Diretor de Criação: Fabio Guima, Mauro Villas-Boas e Ricardo Merhi
Criação: Matheus Samanagaia, Gustavo Smek, Sidney Braz, Rafael Borges, Livia Pedersolli e João Vittor Simplício
Head de Conteúdo: Vivian Freitas
Diretora de Atendimento: Barbara Gava e Manoela Galvão
Atendimento: Bruna Vagliengo, Julia Lombardi e Giovanna Zacharias
COO: Douglas Bocalão
Diretor Executivo de Operações: Eduardo Sassá
Operações: Marcia Sumie, Marcelo Albuquerque e Maira Costa
Head de produção: Carolina Godoy
Produtor RTV: Felipe Rios
CSO: Gabriel Borges
Diretor de Planejamento: Augusto Leme
Planejamento: Pedro Rangel
CMDO: Sérgio Brotto
Diretora de Mídia: Thaís Degilio e Cibele Coelho
Mídia: Barbara Castro, Romário Nobrega e Helena Calazans
Diretor de BI: Bruno Longo