domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalNielsen traz inteligência artificial para as pesquisas de varejo no Brasil

Nielsen traz inteligência artificial para as pesquisas de varejo no Brasil

A Nielsen Brasil trouxe ao país a SmartStore, solução criativa voltada para varejistas e fabricantes com o objetivo de compreender melhor o comportamento dos consumidores no ponto de venda. A ferramenta deve garantir uma avaliação de como os consumidores veem a loja e se a forma como ela está disposta na tecnologia tem gerado uma atração efetiva que leva à compra.

Com a proposta de transformar radicalmente a maneira como se faz pesquisas, SmartStore chega ao mercado brasileiro no mesmo patamar de outros 23 países, onde a solução já está sendo usada, como explica Higor Marquez, Líder de Efetividade de Vendas e Shopper, da Nielsen Brasil.

“Nielsen SmartStore oferece uma simulação realista e imersiva em um ambiente 3D e 360º das lojas. Dessa forma, ganhamos agilidade na apuração das informações, evitando riscos desnecessários de execução de pesquisas físicas e reduzindo os custos”, Higor Marquez.

A ideia é auxiliar a indústria e varejo a avaliar e otimizar uma variedade de conceitos de vendas e lucro, com base em como os compradores-alvo reagem no momento em que estão nos pontos de venda, em qualquer formato de loja. A SmartStore se propõe a inovar e transformar os modelos de pesquisas, trazendo a realidade virtual para o contexto do varejo e, assim, criando uma solução exclusiva de pesquisa de merchandising.

A partir de parcerias com seus clientes, a Nielsen testou a solução e a adequou às necessidades do mercado. Com essa perspectiva, a proposta é entender melhor os hábitos e comportamentos dos compradores de maneira rápida e objetiva, usando vários cenários e monitorando desde o momento dos olhos aos dos pés deles. Como explica Sue Temple, vice-presidente Global de Consumer Insights da Nielsen.

“O ambiente desafiador do mercado provocou mudanças na mentalidade e no comportamento de compra do shopper. Com a racionalização cada vez maior dos gastos, a execução e a ativação na loja tornam-se o centro das atenções. É essencial que os fabricantes e os donos das marcas entendam o comportamento do consumidor na loja e suas prioridades para atraí-lo com a oferta certa”, disse Temple.

Artigos relacionados

Novidades