quinta-feira, maio 2, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
Início2022Isobar investe na cocriação para nova campanha da PUMA

Isobar investe na cocriação para nova campanha da PUMA

Em novo projeto, a Isobar, agência responsável pela campanha criativa de PUMA Suede no Brasil, reforça o conceito da coletividade na criação e continuação de importantes movimentos sociais. Com o objetivo de celebrar o legado de PUMA Suede – um tênis que sempre esteve presente em momentos históricos das lutas pela liberdade, igualdade e expressão cultural – os embaixadores da marca Ricon Sapiência, Malía e Isa Pacheco se juntaram com coletivos que, por meio da música, esporte e estilo fazem o legado continuar nos dias de hoje. A campanha aborda também o impacto social do movimento hip-hop e da cultura urbana, por isso, os coletivos que fazem parte da história vêm de regiões periféricas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Visualmente falando, o destaque é para a narrativa que mostra por onde PUMA Suede passou na construção desse legado, com destaque das influências do hip-hop dos Estados Unidos até chegar ao boom do hip-hop brasileiro em São Paulo. Para isso foi desenhado uma estratégia com texturas, cores, graffiti e até a fuligem das ruas, elementos presentes em todo o universo visual do projeto refletindo a coletividade desse movimento. “A arte nos ajudou a colocar o Suede como parte da cena da cultura urbana atual. Seja na moda, na música ou no skate, a estética brasileira na nossa campanha representa um legado que é nosso e que está sempre em movimento através de uma expressão cultural diversa de cada um” explica Hannah Prado, Criadora de Visuais Conectados. A história do Suede, que começou há mais de 50 anos, tem suas marcas pelo mundo. Para contar essa história, a ação começa com o lançamento do documentário “A Onda do Break”.

A campanha será desdobrada em partes, revelando a história do movimento hip-hop ao lado da marca – tanto dentro dos perfis dos embaixadores quanto nas mídias externas. Assim, é possível mostrar a potência do PUMA Suede no Brasil. “Para a PUMA é um enorme prazer estar à frente de uma conversa tão importante para movimentos e manifestações culturais com essa campanha. Esperamos que esse legado tenha uma continuidade profunda e impactante para o mercado e para a sociedade” afirma Fabio Kadow, diretor de marketing da PUMA. A música, que caminha lado a lado com a moda, é o elemento fundamental para construir a trilha sonora dessa história. “Por que não fazer diferente de tudo o que já está sendo feito pelo mercado? É importante abrir espaço para todos, inclusive aqueles que são da periferia e que colocam a mão na massa para crescer e mostrar seu talento”, afirma Rincon Sapiência, cantor e compositor. Quando o assunto é estilo, Malia deixa bem claro sua opinião “É importante conscientizar nossa visão e consequentemente nossos atos, ampliando o panorama para enxergar o que está ao redor, se identificar e garantir a continuidade do lindo movimento de abrir a roda. Temos um dever a cumprir pelo nosso legado, passando a diante e de modo que nos elevem a próxima etapa, respeitando a tudo que estar por vir.”, conclui a cantora e compositora.

Ao longo do tempo, PUMA Suede foi ganhando espaço e deixando sua marca na moda, mas não para por aí. O skate, que é adotado pela cultura hip-hop por seu significado urbano, instrumento das ruas e elemento cultural, se tornou modalidade oficial dos Jogos Olímpicos em 2021. “É estar junto de movimentos, conquistando pequenos e grandes espaços ao longo dos anos que vão fazendo a diferença nessa história de PUMA”, afirma Isa Pacheco, atleta olímpica brasileira da modalidade.

Alcides D’Lima, Arquiteto de Ideias da Isobar e dentsu International Brazil reforça, “O Suede é um ícone que identifica coletivos e indica quem está do mesmo lado, pronto para a mesma luta. Com essa campanha nossa proposta é transmitir essa potência, participando ativamente da construção do que virá: tendências, moda e cultura”. Na estratégia de conversas para os conteúdos, Amanda Avena, Designer de Conversas, conta que “movimentos nascem e crescem através das pessoas, por isso trouxemos o poder do coletivo para convidar ainda mais gente a manter o legado vivo no presente”.

Leticia Holanda, Criadora de Contexto e Fala conclui, “falar sobre o movimento hip-hop não é uma tarefa fácil, porque desde sempre foi o hip-hop que falou por nós. A estratégia para deixar essa conversa verdadeira foi criar junto com quem tem lugar de fala de verdade no cenário do hip-hop e da cultura urbana. Acreditamos que chegamos em uma mensagem muito forte fazendo isso junto com quem continua o legado hoje em dia por meio de suas vozes e artes: Rincon Sapiência, Isa Pacheco, Malía e os coletivos”.

Ficha Técnica:

Anunciante: PUMA

Produto: PUMA Suede

Agência: Isobar Brasil CCO: Danilo Janjacomo

Criação: Vinicius Chagas, Alcides D’Lima, Amanda Avena, Marjory Moraes, Hannah Prado, Leticia Holanda e Elis Franceschi

VP de Negócios: Bruno Panico Negócios: Beatriz Rodrigues

VP de Operações: Tatiana Soter Projetos: Paulo Bazeggio

VP de Estratégia: Aloisio Pinto Planejamento: Felipe Volpintesta, Luiz Menezes e Isabella Campozano BI: Bruno Honório e Caio Delgado PRODUÇÃO: Juliana D’antino, Patricia Oliveira e Luís Carvalho

Cliente: Fabio Kadow, Rubia Pria, Julia Machado e Jessica Lima.

Direção & Produção: VÁRIOS CORRES (@varioscorres)

> Produção RJ

Casting:

Malia @malia

Sophia @djsophia_

Afrolai @afrolai

Ana Beatriz @anabeatrizbraids

Direção de Vídeo: Pedro da Rua @pedrodarua

Assistente de Direção: Matheus Portugal @maatheusmainstreet

Direção de Fotografia: Diogo Oliveira @thegodmakerr

OP de Câmera e Movimento: Diogo Oliveira @thegodmakerr

Assistência Geral: Gabriel Zamba @__zamba / Lucas Araújo @lc.araujo7

Gaffer: Luã Pereira @luapereiraphoto

Plato/Piloto: Maurício Barbosa @mauricinhobarboza

Drone PFV: Daniel @core.drone

Fotografia: Bel Gandolfo @kiddotrixx

BTS: Salem @afotogracria

Direção de Arte e Cenografia: Lucas @lucasfernandes.cc

Assistência de Arte: Alexandre Delfino @delfinoll

Contrarregra: David Nascimento @david_cabelinho_nascimento

Stylist: Victoria Carolina @vicctoriacarolina

Produção de Moda: Abacaxi @uabacaxi

Assist de Prod. de Moda: Camila Laia @camilalaiaa

Apoio de Figurino: Pina Loja @pina.loja

Beleza: Mayra Moreno @mayramrn

Beleza (Malia): Suellen Barreto @suellenbarretomakeup

Assistência de Beleza: Ju Sales @asalesju

Produção Executiva: Rafaela Andrioli @rafaelaandrioli, Moa @moa.___

Produção: Marcelle Fernandes @marcelleff

Assistente de Produção: Igor Avellar @19savage93

Produção Local: Salem @afotogracria

Editing: Pedro: Pedro da Rua @pedrodarua

Color Grid: Pedro da Rua @pedrodarua

Visuals: Ferbesa @ferbesa.art

Soundtrack: Ajax @ajaxxprod

Apoio:

Nycolas Ferreira @tricknyck

Bruno Correia @brunocorreiarc

Matheus Machado @climaleveoficial

Agradecimentos:

Comunidade da Rocinha

Laje do VT

Restaurante Nosso Visual

> Produção SP

Casting:

Isadora Pacheco @isapachecoskt

Camila Borges @camilaborges.skt

Patrícia Grambeli @patigrambeli

Sara Caldas @saacaldas

Casting:

Rincon Sapiência @rinconsapiencia

Samuel Porfirio @samuel_porfirio

Francisco de Souza @kiko.desousa

Matheus Maciel @matheus_mxm

Direção de Vídeo: Pedro da Rua @pedrodarua

Assistente de Direção: Sain Gomes @saingomes

Direção de Fotografia: Diogo Oliveira @thegodmakerr

OP de Câmera e Movimento: Bruno Fernandez @fernandezz.br

Assistente de câmera: Renan Dutra @atletadutra

Gaffer: Luã Pereira @luapereiraphoto

Platô: Maurício Barbosa @mauricinhobarboza

Fotografia: Fernando Mendes @fernando__mendes

Assistente de Fotografia: Paulo Cardone @paulocardone e Gustavo Azevedo @gus_azevedo

BTS: Isabelle India @isabelleindia_

Direção de Arte e Cenografia: Lucas @lucasfernandes.cc

Assistência de Arte: Alexandre Delfino @delfinoll

Contrarregra: Ricardo Carioca

Stylist: Victoria Carolina @vicctoriacarolina

Produção de Moda: Gabriel Alves @da_silva_____

Beleza: Esthéfane Luz @luzcidez Assist. de Beleza: Victor Vianna @victrviana e Julia Graziela Bachesque Ferreira @jubache

Produção Executiva: Rafaela Andrioli @rafaelaandrioli, Moa @moa.___

Produção: Fernanda Marques @fernandamarques

Assistente de Produção: Pedro Gabril Guedes

Editing: Pedro: Pedro da Rua @pedrodarua

Color Grid: Pedro da Rua @pedrodarua

Visuals: Ferbesa @ferbesa.art

Soundtrack: Ajax @ajaxxprod; Francisco de Souza @kiko.desousa, Matheus Maciel @matheus_mxm

Agradecimentos:

LayBack Skate Park SP

Pela Arte A Zuera @pelaarteazuera

Artigos relacionados

Novidades