Em novo projeto, a Isobar, agência responsável pela campanha criativa de PUMA Suede no Brasil, reforça o conceito da coletividade na criação e continuação de importantes movimentos sociais. Com o objetivo de celebrar o legado de PUMA Suede – um tênis que sempre esteve presente em momentos históricos das lutas pela liberdade, igualdade e expressão cultural – os embaixadores da marca Ricon Sapiência, Malía e Isa Pacheco se juntaram com coletivos que, por meio da música, esporte e estilo fazem o legado continuar nos dias de hoje. A campanha aborda também o impacto social do movimento hip-hop e da cultura urbana, por isso, os coletivos que fazem parte da história vêm de regiões periféricas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Visualmente falando, o destaque é para a narrativa que mostra por onde PUMA Suede passou na construção desse legado, com destaque das influências do hip-hop dos Estados Unidos até chegar ao boom do hip-hop brasileiro em São Paulo. Para isso foi desenhado uma estratégia com texturas, cores, graffiti e até a fuligem das ruas, elementos presentes em todo o universo visual do projeto refletindo a coletividade desse movimento. “A arte nos ajudou a colocar o Suede como parte da cena da cultura urbana atual. Seja na moda, na música ou no skate, a estética brasileira na nossa campanha representa um legado que é nosso e que está sempre em movimento através de uma expressão cultural diversa de cada um” explica Hannah Prado, Criadora de Visuais Conectados. A história do Suede, que começou há mais de 50 anos, tem suas marcas pelo mundo. Para contar essa história, a ação começa com o lançamento do documentário “A Onda do Break”.
A campanha será desdobrada em partes, revelando a história do movimento hip-hop ao lado da marca – tanto dentro dos perfis dos embaixadores quanto nas mídias externas. Assim, é possível mostrar a potência do PUMA Suede no Brasil. “Para a PUMA é um enorme prazer estar à frente de uma conversa tão importante para movimentos e manifestações culturais com essa campanha. Esperamos que esse legado tenha uma continuidade profunda e impactante para o mercado e para a sociedade” afirma Fabio Kadow, diretor de marketing da PUMA. A música, que caminha lado a lado com a moda, é o elemento fundamental para construir a trilha sonora dessa história. “Por que não fazer diferente de tudo o que já está sendo feito pelo mercado? É importante abrir espaço para todos, inclusive aqueles que são da periferia e que colocam a mão na massa para crescer e mostrar seu talento”, afirma Rincon Sapiência, cantor e compositor. Quando o assunto é estilo, Malia deixa bem claro sua opinião “É importante conscientizar nossa visão e consequentemente nossos atos, ampliando o panorama para enxergar o que está ao redor, se identificar e garantir a continuidade do lindo movimento de abrir a roda. Temos um dever a cumprir pelo nosso legado, passando a diante e de modo que nos elevem a próxima etapa, respeitando a tudo que estar por vir.”, conclui a cantora e compositora.
Ao longo do tempo, PUMA Suede foi ganhando espaço e deixando sua marca na moda, mas não para por aí. O skate, que é adotado pela cultura hip-hop por seu significado urbano, instrumento das ruas e elemento cultural, se tornou modalidade oficial dos Jogos Olímpicos em 2021. “É estar junto de movimentos, conquistando pequenos e grandes espaços ao longo dos anos que vão fazendo a diferença nessa história de PUMA”, afirma Isa Pacheco, atleta olímpica brasileira da modalidade.
Alcides D’Lima, Arquiteto de Ideias da Isobar e dentsu International Brazil reforça, “O Suede é um ícone que identifica coletivos e indica quem está do mesmo lado, pronto para a mesma luta. Com essa campanha nossa proposta é transmitir essa potência, participando ativamente da construção do que virá: tendências, moda e cultura”. Na estratégia de conversas para os conteúdos, Amanda Avena, Designer de Conversas, conta que “movimentos nascem e crescem através das pessoas, por isso trouxemos o poder do coletivo para convidar ainda mais gente a manter o legado vivo no presente”.
Leticia Holanda, Criadora de Contexto e Fala conclui, “falar sobre o movimento hip-hop não é uma tarefa fácil, porque desde sempre foi o hip-hop que falou por nós. A estratégia para deixar essa conversa verdadeira foi criar junto com quem tem lugar de fala de verdade no cenário do hip-hop e da cultura urbana. Acreditamos que chegamos em uma mensagem muito forte fazendo isso junto com quem continua o legado hoje em dia por meio de suas vozes e artes: Rincon Sapiência, Isa Pacheco, Malía e os coletivos”.
Ficha Técnica:
Anunciante: PUMA
Produto: PUMA Suede
Agência: Isobar Brasil CCO: Danilo Janjacomo
Criação: Vinicius Chagas, Alcides D’Lima, Amanda Avena, Marjory Moraes, Hannah Prado, Leticia Holanda e Elis Franceschi
VP de Negócios: Bruno Panico Negócios: Beatriz Rodrigues
VP de Operações: Tatiana Soter Projetos: Paulo Bazeggio
VP de Estratégia: Aloisio Pinto Planejamento: Felipe Volpintesta, Luiz Menezes e Isabella Campozano BI: Bruno Honório e Caio Delgado PRODUÇÃO: Juliana D’antino, Patricia Oliveira e Luís Carvalho
Cliente: Fabio Kadow, Rubia Pria, Julia Machado e Jessica Lima.
Direção & Produção: VÁRIOS CORRES (@varioscorres)
> Produção RJ
Casting:
Malia @malia
Sophia @djsophia_
Afrolai @afrolai
Ana Beatriz @anabeatrizbraids
Direção de Vídeo: Pedro da Rua @pedrodarua
Assistente de Direção: Matheus Portugal @maatheusmainstreet
Direção de Fotografia: Diogo Oliveira @thegodmakerr
OP de Câmera e Movimento: Diogo Oliveira @thegodmakerr
Assistência Geral: Gabriel Zamba @__zamba / Lucas Araújo @lc.araujo7
Gaffer: Luã Pereira @luapereiraphoto
Plato/Piloto: Maurício Barbosa @mauricinhobarboza
Drone PFV: Daniel @core.drone
Fotografia: Bel Gandolfo @kiddotrixx
BTS: Salem @afotogracria
Direção de Arte e Cenografia: Lucas @lucasfernandes.cc
Assistência de Arte: Alexandre Delfino @delfinoll
Contrarregra: David Nascimento @david_cabelinho_nascimento
Stylist: Victoria Carolina @vicctoriacarolina
Produção de Moda: Abacaxi @uabacaxi
Assist de Prod. de Moda: Camila Laia @camilalaiaa
Apoio de Figurino: Pina Loja @pina.loja
Beleza: Mayra Moreno @mayramrn
Beleza (Malia): Suellen Barreto @suellenbarretomakeup
Assistência de Beleza: Ju Sales @asalesju
Produção Executiva: Rafaela Andrioli @rafaelaandrioli, Moa @moa.___
Produção: Marcelle Fernandes @marcelleff
Assistente de Produção: Igor Avellar @19savage93
Produção Local: Salem @afotogracria
Editing: Pedro: Pedro da Rua @pedrodarua
Color Grid: Pedro da Rua @pedrodarua
Visuals: Ferbesa @ferbesa.art
Soundtrack: Ajax @ajaxxprod
Apoio:
Nycolas Ferreira @tricknyck
Bruno Correia @brunocorreiarc
Matheus Machado @climaleveoficial
Agradecimentos:
Comunidade da Rocinha
Laje do VT
Restaurante Nosso Visual
> Produção SP
Casting:
Isadora Pacheco @isapachecoskt
Camila Borges @camilaborges.skt
Patrícia Grambeli @patigrambeli
Sara Caldas @saacaldas
Casting:
Rincon Sapiência @rinconsapiencia
Samuel Porfirio @samuel_porfirio
Francisco de Souza @kiko.desousa
Matheus Maciel @matheus_mxm
Direção de Vídeo: Pedro da Rua @pedrodarua
Assistente de Direção: Sain Gomes @saingomes
Direção de Fotografia: Diogo Oliveira @thegodmakerr
OP de Câmera e Movimento: Bruno Fernandez @fernandezz.br
Assistente de câmera: Renan Dutra @atletadutra
Gaffer: Luã Pereira @luapereiraphoto
Platô: Maurício Barbosa @mauricinhobarboza
Fotografia: Fernando Mendes @fernando__mendes
Assistente de Fotografia: Paulo Cardone @paulocardone e Gustavo Azevedo @gus_azevedo
BTS: Isabelle India @isabelleindia_
Direção de Arte e Cenografia: Lucas @lucasfernandes.cc
Assistência de Arte: Alexandre Delfino @delfinoll
Contrarregra: Ricardo Carioca
Stylist: Victoria Carolina @vicctoriacarolina
Produção de Moda: Gabriel Alves @da_silva_____
Beleza: Esthéfane Luz @luzcidez Assist. de Beleza: Victor Vianna @victrviana e Julia Graziela Bachesque Ferreira @jubache
Produção Executiva: Rafaela Andrioli @rafaelaandrioli, Moa @moa.___
Produção: Fernanda Marques @fernandamarques
Assistente de Produção: Pedro Gabril Guedes
Editing: Pedro: Pedro da Rua @pedrodarua
Color Grid: Pedro da Rua @pedrodarua
Visuals: Ferbesa @ferbesa.art
Soundtrack: Ajax @ajaxxprod; Francisco de Souza @kiko.desousa, Matheus Maciel @matheus_mxm
Agradecimentos:
LayBack Skate Park SP
Pela Arte A Zuera @pelaarteazuera