terça-feira, abril 23, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalIpiranga aposta no Funknejo em nova campanha digital

Ipiranga aposta no Funknejo em nova campanha digital

É possível misturar combustível aditivado com funknejo? Para a Ipiranga, Sim! E o resultado é muito rendimento, nos motores e nas mídias sociais. A empresa brasileira, que distribui combustíveis para mais de seis mil postos em todo o país, é a primeira empresa do setor a apostar no gênero, que une o funk paulistano e o sertanejo, em sua nova campanha digital. Filmada em um posto da marca na Marginal Tietê, na capital paulista, traz como estrelas Luan Pereira, MC Daniel, MC Ryan SP e, até mesmo, os “VIPs” da Ipiranga, os “vendedores Ipiranga de pista”, como são conhecidos os frentistas da marca.

Essa união começou de forma despretensiosa, quando Luan Pereira foi abastecer em um posto Ipiranga e se deparou com um frentista cantando uma paródia do seu sucesso “Dentro da Hilux”. Em seguida, após uma mensagem do amigo MC Ryan SP ao Instagram da Ipiranga, o relacionamento entre a marca e os artistas só cresceu. Depois disso, foi só preciso trazer MC Daniel para a ideia do “Bora Render” virar realidade.

O projeto surgiu da necessidade da Ipiranga falar ao público sobre Ipimax, sua linha de combustíveis aditivados que se destaca por trazer mais rendimento, ou seja, rodar mais quilômetros com menos combustível no tanque. Mas como atrair o público, falando de um assunto tão técnico? Do jeito que a Ipiranga, em seus 86 anos de existência, está acostumada a fazer: usando alegria e irreverência

Ipiranga no funknejo – Assim nasceu a ideia da campanha digital “Bora Render”, criada pela agência Mutato e inspirada no sucesso “Dentro da Hilux”, de Luan Pereira. A ideia foi levar a Ipiranga para um caminho nada óbvio para uma das maiores empresas do país: apostar em artistas de funknejo e, ao mesmo tempo, se aproximar dos jovens e surpreender a todos com um conteúdo inusitado sobre combustíveis.

A nova música e o clipe, que estreiam hoje (06) nos canais de social media da Ipiranga e nas plataformas de streaming, reforçam os atributos de rendimento dos combustíveis Ipimax enquanto os artistas cantam: “o caminho é longo e a gata não espera/ bora render pra eu chegar na casa dela”. Afinal, quem não quer chegar rapidinho pra ver o “mozão”? Com o primeiro hit sobre combustível da história, a Ipiranga já está gerando engajamento nas redes e um produto com capacidade para viralizar e ter relevância na cultura popular.

A vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga, Bárbara Miranda, explica a escolha pelos artistas do funknejo. “A Ipiranga é criativa, alegre e gosta de estar próxima de seu público, algo que é a cara do brasileiro. Então, a nossa ideia não era olhar para o ‘Top 10’ do Spotify e escolher qualquer um. Queríamos alguém que representasse esses atributos e tivesse uma conexão genuína com a marca”, explica Bárbara. “Queríamos fazer algo novo. O Luan, MC Daniel e MC Ryan SP representam tudo isso e nos aproximam de um novo gênero musical e um novo público. E ninguém melhor do que eles, que fazem tanto sucesso nos streamings e nas mídias sociais, pra falar de rendimento”, afirma Bárbara.

Quem também é estrela da campanha é o VIP André Costa, que trabalha em um posto Ipiranga em Bananal (SP), é conhecido no Instagram como o @frentista.dancarino e foi uma das inspirações da campanha. “Nossos VIPs são a cara da Ipiranga e merecem ser reconhecidos! Por isso a campanha prevê uma ação especial, o ‘Desafio Bora Render’, que vai premiar as coreografias dos VIPs que tiverem maior engajamento nas redes”, explica Bárbara.

Música nas redes – O principal conteúdo da campanha, o videoclipe com Luan, MC Daniel, MC Ryan SP e o “frentista dançarino”, ainda nem foi lançado e os resultados nas redes da Ipiranga já estão pra lá de “aditivados”: Após o teaser divulgado no perfil da marca no Instagram, o número de seguidores da Ipiranga na rede aumentou mais de 80% e segue crescendo. Além disso, foram mais de meio milhão de visualizações em apenas 24 horas, sem falar das milhões de visualizações nos stories de bastidores publicados pelos próprios artistas. Os números mostram a força dos três artistas do funknejo que, juntos, somam mais de 20 milhões de seguidores no Instagram.

Segundo o Alessandra Muccillo, diretora de criação executiva da agência Mutato, “a Ipiranga sempre fez parte da cultura brasileira. Então, nada mais natural do que se inspirar nessa cultura pra falar com as pessoas. Esta foi a ideia: uma música no topo nas redes sociais, fora do circuito óbvio, e que ganhou uma versão inspirada no que aconteceu dentro do próprio posto: uma paródia feita por um frentista. Ou seja: uma campanha praticamente cocriada com o público”. O videoclipe, feito exclusivamente para TikTok e Reels, foi co-dirigido por Ricardo Souza, um dos diretores do clipe “Funk Rave” da cantora Anitta, vencedor do VMA 2023.

A Ipiranga está presente no mundo da música há algum tempo: a empresa, por exemplo, é patrocinadora do Rock in Rio há mais de uma década. E em maio deste ano, quando inaugurou o primeiro posto com sua nova marca em São Paulo, promoveu um pocket show com Xamã. A Ipiranga, que agora vai além do posto e se apresenta como uma “plataforma de mobilidade”, quer estar presente no dia a dia das pessoas e, pra isso, pretende se aventurar cada vez mais na área musical e aumentar de forma constante a sua presença em conteúdo digital.

Ficha Técnica:

Cliente: Ipiranga

Produto: Ipimax

Título: Bora Render

Agência: Mutato

CEO: Andre Passamani

COO: Décio Freitas

CMO: Daniel Cecconello

Diretora Geral/Executiva de Criação: Alessandra Muccillo

Diretores de Criaçāo Associados: Carol Freitas e João Selare

Redação: Carol Freitas e Beatriz Vaz

Letra da música: Alessandra Muccillo, Carol Freitas e Luan Pereira

Direção de Arte: João Selare, Juliana Freire, Thomaz Wellausen

Community Manager: Caroline Venco

Diretora Geral de Estratégia: Juliana Morganti

Supervisora de Planejamento: Silvia Chabes

Assistente de Planejamento: Vitor Correa

Analista de Insights: Agatha Galdino

Diretora de Atendimento: Nagila Nunes

Supervisora de Contas: Nathalia Romeiro

Diretora de Influência: Thais Mara

Analistas de Influência: Carolina Guimarães, Bruna Freitas e Gustavo Andreu

Estagiária: Nathalia Galisi

Diretora Executiva de Produção Integrada: Renata Ruas

Produção artística: Carolina Guimarães

Coordenador de VideoMotion: André Reis

Editor/Motion: Marco Minamoto

Editor/Motion: Caroline Lima

Direção do clipe: Jacques Jr e Ricardo Souza

Assistentes e maquinaria: Thiago Rodrigues e Regis Virgílio

Edição: André França

Diretor Musical: Eduardo Godoy

Produção Executiva: Fernando Scabora

Produção Geral: Maynara Cunha

Digital: Mariana Netto / André Marculino

Estilista: Jhow Frias

Fotografia: Millena Rosado

Mídia: i-Cherry

I-CHERRY

CEO: Adriano Nadalin

Diretoria de Mídia e Negócios: Vinicius Nunes e Elyara Buest

Diretoria de Martech: Dora Oliveira e Willy Dantas

Gerente de Estratégia Digital: Mariana Leodoro

Supervisão de Estratégia Digital: Renato Antunes e Deyvid Sanches

Mídia: Gabriel Mariano, João Sampaio, Karina Koal e Sheila Arruda

Gerente de AdTech e Criação: Aldo Tozzo

Coordenador de AdTech: Alan Abreu

AdTech: Leonardo Martins e Luiz Mendes

Criação: Ana Minosso e Joyce Moraes

Coordenação de Web Analytics: Anna Mendes e Liz Khury

Web Analytics: Igor Chalkidis, Iris Oliveira e Luana Moura

Coordenação de Tecnologia: Felipe Mikos de Lara

Tecnologia: Hamad Queiroz e Fabricio Franca

Aprovação cliente:

CEO: Leonardo Linden

VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios: Bárbara Miranda

Diretora de Marketing: Rafaella Gobara

Gerente de Comunicação e Marketing: Fernanda Menezes

Equipe Técnica Cliente: Eric Key, Fernanda Nunes Giovanini, Thays Pereira, Clarissa Cogo, Joana Grottera,Karol Marian Guinodi, Nicole Ferraz, Emily Luizetto e Flavia Villas Boas

Diretora de Ciência de Dados: Cleide Mota

Gerente de Ciência de Dados: Débora Bulis Conti

Artigos relacionados

Novidades