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Investimento em mídia digital no Brasil alcança R$28,7 bilhões no primeiro semestre de 2023

Em meio aos atuais desafios do cenário pós-pandemia e das incertezas econômicas globais, as empresas brasileiras têm buscado otimizar seus orçamentos, e essa dinâmica também se reflete no mercado publicitário digital. Segundo novo levantamento da Nielsen, os investimentos em mídia digital no país durante o primeiro semestre de 2023 totalizaram R$28,7 bilhões. No entanto, essa cifra está acompanhada por uma notável retração de 21,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar desses números, há indícios de mudanças nos próximos meses. Com a proximidade dos principais eventos no setor varejista e um aumento positivo no setor de moda no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, a tendência é que os investimentos em mídia digital recuperem seu crescimento. Isso é reforçado pelo sutil aumento de 3% nos investimentos durante o segundo trimestre deste ano versus o primeiro, de acordo com os dados da Nielsen.

Retrato dos principais setores
No acumulado do ano, os 5 setores que mais se conectaram com o público representaram 68% de todo o investimento em publicidade digital no Brasil. O destaque vai para o setor varejista, que liderou em média os investimentos em anúncios digitais.

Top 5 setores
Total Investido
(em bilhões BRL)
Média de Investimentos em
Top 10 Anunciantes
(em milhões BRL)
Varejo 5,839 1.894 (bi)
Telecomunicações 5,299 2.198(bi)
Temáticas Sociais 3,389 609
Entretenimento 2,752 1.333
Indústria & Comércio 2,399 925

Ao examinar as impressões totais do primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo
período de 2022, nove dos dez principais setores reduziram seus investimentos. A única exceção
foi o setor de moda, que registrou uma variação positiva de +1,7%.
● Moda: +1,7%
● Varejo: -22,6%
● Entretenimento: -3,4%
● Telecom: -41,7%
● Finanças: -10,5%
● Automóveis: -1,8%
● Lazer: -39,2%
● Governo & Social Affairs: -35,7%
● Tecnologia da Informação: -27,1%
● Indústria e Comércio: -27,5 %

“Os números do primeiro semestre de 2023 não contam a história completa. A resiliência das marcas brasileiras é notável, e a redução nos investimentos é uma resposta estratégica à dinâmica do mercado. Essa situação se apresenta como uma oportunidade para as empresas reavaliarem suas estratégias, explorarem novos canais e se conectarem ainda mais com um público ávido por experiências digitais significativas, ainda mais com a aproximação de importantes eventos para o comércio, como a Black Friday”, pontua Sabrina Balhes, Managing Director da Nielsen Brasil.

Sobre o levantamento
É baseado em dados coletados por Digital Ad Intel – exclusiva solução Nielsen que oferece a maior cobertura do cenário digital do Brasil, permitindo uma análise aprofundada sobre os investimentos em publicidade nas principais plataformas de mídias sociais e portais do país. Nele é possível conferir informações detalhadas sobre diversas plataformas, setores, formatos e conteúdos ao longo de 2022 e no primeiro semestre de 2023. Cobertura: 2500 sites e 600 aplicativos (a maior do mercado), além de contar com um painel humano com mais de 600 mil participantes.

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