Instagram lança Festival de Curtas para Reels na Feira Preta

O Instagram está lançando, em parceria com a Feira Preta, o Festival de Curtas em Reels, com três cineastas incríveis da comunidade negra para apresentar suas produções originais a partir de suas próprias perspectivas, com o tema “O Futuro preto é Você Que Faz”. As produções serão semanalmente em live apresentada por Adriana Barbosa, diretora do Instituto Feira Preta, na conta oficial do Instagram da Feira Preta (@feirapretaoficial).

Atualmente, existe uma lacuna de inclusão e diversidade no setor do audiovisual brasileiro. De acordo com a Ancine, no Brasil, homens negros ocupam apenas 2,1% de cargos diretores no setor de audiovisual, enquanto mulheres negras ficam de fora de categorias como diretoras e roteiristas, sendo apenas representadas ao lado de mulheres brancas ou equipes mistas na produção-executiva, equivalendo aos percentuais de 1% e 3%, respectivamente. Por isso, a iniciativa busca mostrar a importância de elevar as vozes e fomentar o trabalho de profissionais pretos no mercado audiovisual.

O festival iniciou dia 25 de novembro, com uma produção emocionante de Thatiane Almeida (@sabothati) contando como as raízes pretas não se limitam às suas próprias tradições. Já no dia 2 de dezembro, teremos o prazer de apresentar o conteúdo audiovisual de Ton Valentim (@tonvalentim_) sob um olhar da masculinidade preta em desconstrução. Em um terceiro momento, no dia  9 de dezembro, contaremos com a empolgante produção de Juh Almeida (@juhalmeida), que irá explorar no vídeo um lugar de origens como epicentro das revoluções.

O Festival Curtas em Reels faz parte da estratégia de sustentação da primeira campanha de marca do Instagram no Brasil, chamada ‘Você Que Faz’, que revela como a plataforma tem sido um espaço fundamental para inspirar pessoas, criar tendências e se expressar de forma autêntica, principalmente por meio do Instagram Reels.

“Esperamos que os curtas possam servir como uma celebração e inspiração para que a comunidade possa se conectar ainda mais e ser agentes de mudança na plataforma”, comenta Raphaella Martins Antonio, gerente do Creative X da Meta no Brasil e membro do [email protected], grupo de afinidade para pessoas negras e aliados na empresa.

Meta e Feira Preta: de mãos dadas com um futuro preto

Ao reconhecer a comunidade negra como potência histórica e responsável por incontáveis contribuições às artes, ciências, religiões, espaços públicos e outros territórios de expressão no Brasil, preparamos, para todo o mês de Novembro e além, uma série de iniciativas para celebrar não apenas o Dia da Consciência Negra, mas, também, para abrir espaços de reflexão coletiva sobre a construção de um futuro preto possível.

Toda a programação do mês passa por três grandes pilares: Suporte, com workshops, treinamentos e debates disponíveis a empreendedores, criadores de conteúdo e à sociedade em geral; Comércio, dando visibilidade a afro-empreendedores e incentivando a compra de seus produtos; e Cultura, promovendo artistas, influenciadores e movimentos culturais da comunidade negra. E todo esse movimento converge por meio da co-realização da 20ª edição da Feira Preta.