quinta-feira, novembro 14, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalInstagram lança Festival de Curtas para Reels na Feira Preta

Instagram lança Festival de Curtas para Reels na Feira Preta

O Instagram está lançando, em parceria com a Feira Preta, o Festival de Curtas em Reels, com três cineastas incríveis da comunidade negra para apresentar suas produções originais a partir de suas próprias perspectivas, com o tema “O Futuro preto é Você Que Faz”. As produções serão semanalmente em live apresentada por Adriana Barbosa, diretora do Instituto Feira Preta, na conta oficial do Instagram da Feira Preta (@feirapretaoficial).

Atualmente, existe uma lacuna de inclusão e diversidade no setor do audiovisual brasileiro. De acordo com a Ancine, no Brasil, homens negros ocupam apenas 2,1% de cargos diretores no setor de audiovisual, enquanto mulheres negras ficam de fora de categorias como diretoras e roteiristas, sendo apenas representadas ao lado de mulheres brancas ou equipes mistas na produção-executiva, equivalendo aos percentuais de 1% e 3%, respectivamente. Por isso, a iniciativa busca mostrar a importância de elevar as vozes e fomentar o trabalho de profissionais pretos no mercado audiovisual.

O festival iniciou dia 25 de novembro, com uma produção emocionante de Thatiane Almeida (@sabothati) contando como as raízes pretas não se limitam às suas próprias tradições. Já no dia 2 de dezembro, teremos o prazer de apresentar o conteúdo audiovisual de Ton Valentim (@tonvalentim_) sob um olhar da masculinidade preta em desconstrução. Em um terceiro momento, no dia  9 de dezembro, contaremos com a empolgante produção de Juh Almeida (@juhalmeida), que irá explorar no vídeo um lugar de origens como epicentro das revoluções.

O Festival Curtas em Reels faz parte da estratégia de sustentação da primeira campanha de marca do Instagram no Brasil, chamada ‘Você Que Faz’, que revela como a plataforma tem sido um espaço fundamental para inspirar pessoas, criar tendências e se expressar de forma autêntica, principalmente por meio do Instagram Reels.

“Esperamos que os curtas possam servir como uma celebração e inspiração para que a comunidade possa se conectar ainda mais e ser agentes de mudança na plataforma”, comenta Raphaella Martins Antonio, gerente do Creative X da Meta no Brasil e membro do Black@, grupo de afinidade para pessoas negras e aliados na empresa.

Meta e Feira Preta: de mãos dadas com um futuro preto

Ao reconhecer a comunidade negra como potência histórica e responsável por incontáveis contribuições às artes, ciências, religiões, espaços públicos e outros territórios de expressão no Brasil, preparamos, para todo o mês de Novembro e além, uma série de iniciativas para celebrar não apenas o Dia da Consciência Negra, mas, também, para abrir espaços de reflexão coletiva sobre a construção de um futuro preto possível.

Toda a programação do mês passa por três grandes pilares: Suporte, com workshops, treinamentos e debates disponíveis a empreendedores, criadores de conteúdo e à sociedade em geral; Comércio, dando visibilidade a afro-empreendedores e incentivando a compra de seus produtos; e Cultura, promovendo artistas, influenciadores e movimentos culturais da comunidade negra. E todo esse movimento converge por meio da co-realização da 20ª edição da Feira Preta.

Artigos relacionados

Novidades