Fusão de Taboola e Outbrain cria concorrente para Facebook e Google

A Taboola e a Outbrain, duas plataformas de publicidade digital, firmaram um acordo de fusão, sujeito às condições habituais de fechamento. Os conselhos de administração de ambas as empresas aprovaram a transação. A empresa combinada fornecerá maior eficácia da publicidade e alcançará os profissionais de marketing em todo o mundo, ajudando organizações de notícias e outras propriedades digitais a encontrar um crescimento mais eficaz nos próximos anos.

“Na última década, tenho admirado a Outbrain e a inovação que Yaron Galai, Ori Lahav e o restante da equipe da Outbrain trouxeram para o mercado. Ao unir forças, poderemos criar um concorrente mais robusto para o Facebook e o Google, oferecendo aos anunciantes uma escolha mais significativa”, disse Adam Singolda, fundador e CEO da Taboola. Segundo o eMarketer, quase 70% da receita total de publicidade digital dos Estados Unidos em 2019 é controlada por apenas três empresas – Google, Facebook e Amazon. “Somos apaixonados por impulsionar o crescimento de nossos clientes e oferecer suporte à open web, que consideramos essenciais em um mundo onde plataformas fechadas se tornaram muito fortes e, talvez, fortes demais. Trabalhando juntos, continuaremos investindo para conectar melhor os investimentos da publicidade às organizações de notícias locais e nacionais, fortalecendo o jornalismo na próxima década. É por isso que estamos nos fundindo; esta é a nossa missão”.

“Estamos empolgados em fazer parceria com a Taboola. Tanto a Outbrain quanto a Taboola têm uma missão e visão compartilhadas de apoiar o jornalismo de qualidade globalmente e agregar valor significativo ao mercado da web aberta”, disse Yaron Galai, co-fundador e co-CEO da Outbrain. “Ori e eu tínhamos uma visão de ajudar as pessoas a descobrir conteúdo de qualidade on-line, e vemos uma tremenda oportunidade de unir forças para levar a próxima onda de inovação aos nossos parceiros editores e anunciantes. Estou confiante de que juntos seremos capazes de promover nossa missão, que chamamos de Farol, de trazer os melhores e mais confiáveis recursos de descoberta de conteúdo para usuários de todo o mundo”.

Com a fusão, Adam Singolda, o Fundador e atual CEO da Taboola, assumirá a posição de CEO da empresa combinada, que operará sob a marca Taboola, e que irá refletir a união das duas empresas. Sob os termos do acordo de fusão, os acionistas da Outbrain receberão ações representando 30% da empresa combinada mais US$ 250 milhões em dinheiro. O Conselho de Administração da empresa combinada será composto pelos atuais membros da Taboola e Outbrain Management e do Conselho. Eldad Maniv, Presidente e COO da Taboola e David Kostman, co-CEO da Outbrain, trabalharão em conjunto para gerenciar todos os aspectos da integração pós-fusão. Yaron Galai permanecerá comprometido com o sucesso da empresa combinada e ajudará ativamente na transição pelos 12 meses seguintes ao fechamento.