Em parceria com a Unaccam, empresas promovem ações com o objetivo de ampliar a conscientização pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.
O mês de outubro é marcado pela campanha internacional Outubro Rosa, iniciativa criada para promover a conscientização sobre a importância do controle do câncer de mama. A doença atinge três a cada dez pessoas no Brasil, sendo que o diagnóstico precoce aumenta em 95% as chances de cura.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que ocorram 66.280 novos casos de câncer de mama no país a cada triênio. Apesar da maior probabilidade de que a doença atinja mulheres acima dos 50 anos, um dado da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) chama a atenção para o aumento de sua incidência entre mulheres mais jovens (antes dos 35 anos).
Para incentivar ações de prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Cantu, principal importadora de vinho do Brasil, e a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, abraçam a campanha Outubro Rosa.
Pelo 6º ano consecutivo, a Cantu apoia a Unaccam (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama), entidade que capacita, treina e valoriza a ação do voluntário e profissionais da saúde como agente do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este ano, a ação consiste em colaborar com o projeto “Mamografia para todas”, através da distribuição de mamografias gratuitas.
“As vinícolas Ventisquero e Susana Balbo são clientes parceiros e estão conosco na campanha Outubro Rosa deste ano. Durante todo o mês, parte da verba arrecadada com a venda dos vinhos Crios Rosé Malbec e Ventisquero Reserva Carménère será doada para a Unaccam. Nosso intuito é ampliar essa corrente do bem para que mais pessoas sejam beneficiadas”, explica Emil Lecamp, Gerente de Marketing da Cantu.
A importadora fará ainda ações de conscientização com vendedores e promotores em PDVs e com funcionários e funcionárias; publicação de conteúdo em redes sociais com a hashtag #cantuoutubrorosa e ações com influenciadores digitais para que possam ampliar o número de pessoas impactadas pela conscientização pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.
A Wine também está apoiando a Unaccam neste Outubro Rosa e, durante todo o mês, todas as WineBox (caixas de vinhos) comercializadas pelo Clube Wine, e-commerce e lojas terão alças rosas. A cada alça devolvida pelos clientes nos pontos de coleta nas lojas Wine, a empresa doará R$1,00 para a Unaccam para ampliar a distribuição de mamografias gratuitas. Além disso, todas as quartas-feiras do mês, a Wine fará uma seleção especial de vinhos, entre eles tintos, brancos, rosés e espumantes. A cada garrafa vendida, a empresa fará uma doação no valor de R$ 1,00 para a Unaccam.
“Queremos incentivar o diagnóstico precoce e o acolhimento a pacientes da doença, por isso, no dia 19/10, as nossas sommelières Cibele Siqueira e Marina Bufarah de Souza receberão uma especialista no tema para uma live educativa com orientações de ações preventivas ao câncer de mama. Em breve, vamos divulgar todos os detalhes em nossas redes sociais. Internamente, faremos ainda palestras e workshops de conscientização”, diz Laura Barros, Diretora de Marketing da Wine.
A empresa vai ampliar a campanha para o segmento B2B e na venda para restaurantes, hotéis, bares e supermercados, parte da verba arrecadada será doada para a entidade. Além disso, a Wine fará uma personalização nas imagens de perfil da marca em redes sociais com a hashtag #wineoutubrorosa.