Anualmente, cerca de 2 milhões de fiéis católicos acompanham o Círio de Nazaré, uma das celebrações religiosas do mundo que acontece durante o mês de outubro, em Belém, no Pará. Frente à pandemia, pela segunda vez consecutiva o evento não reunirá presencialmente o público que participa de diversos festejos em homenagem à Nossa Senhora Virgem de Nazaré.
Para celebrar a festa, que tem o apoio do Bradesco desde 2005, o banco desenvolveu e disponibiliza em sua plataforma Bradesco Cultura um vídeo inédito que exalta a cultura regional e emoção do Círio, vivas dentro de cada um dos paraenses e dos entusiastas dessa grande manifestação de fé. O filme retrata a história, como se deu a construção da Basílica de Nazaré, fala sobre a procissão, seus símbolos, detalhes e curiosidades. Com imagens de anos anteriores é possível reviver momentos e toda a magia do evento.
Com tamanha representatividade, desde 2004, o Círio de Nazaré é considerado Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) e, desde 2013, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Ao levar o material para sua plataforma online, o Bradesco busca democratizar ainda mais a arte e cultura, agentes transformadores da sociedade.