quinta-feira, abril 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasArtplan cria “Rótulos Indesculpáveis” para conscientizar que bebida e direção não combinam

Artplan cria “Rótulos Indesculpáveis” para conscientizar que bebida e direção não combinam

Nos últimos dias, os bares de São Paulo anoiteceram com uma ação inusitada: bebidas com rótulos indesculpáveis. As garrafas tiveram seus rótulos transformados em desculpas reais usadas por pessoas para tentar ludibriar o teste do bafômetro.  A ação alertou os cidadãos sobre os perigos de misturar bebida e direção e a responsabilidade de cada um na busca por um trânsito melhor para todos.

Os Rótulos Indesculpáveis usaram a “cara de pau” das justificativas dadas na blitz do bafômetro para conscientizar quem pensa em beber e dirigir. As desculpas criadas pelas pessoas serviram de alerta para elas mesmas.

“É uma grande responsabilidade criarmos uma ação que alerta as pessoas sobre um tema tão urgente. Segundo a Infosiga, o estado de São Paulo registrou entre janeiro de 2019 e julho de 2021, 12.470 acidentes com suspeita de embriaguez ao volante”, diz Alessandro Bernardo, diretor executivo de criação da Artplan SP. “Elaborar uma comunicação que reúna características como efetividade da informação e leveza ao mesmo tempo, é um desafio e isso ‘Rótulos Indesculpáveis’ traz em voga em seus atributos” complementa.

Além dos rótulos, as desculpas foram parar também em bolachas para copos, camisinhas para garrafas, pôsteres para bares e peças digitais.

A ativação foi acompanhada por promotores que testavam o nível de álcool no sangue das pessoas no bar. Quem apresentava sinais de álcool ganhava um desconto em um aplicativo de transporte para voltar em segurança para casa.

A campanha de conscientização também contou com a ativação Boneco no Boteco, em que bonecos de teste de colisão foram colocados nos bares “bebendo cerveja”, mostrando que, ao contrário deles, as pessoas não aguentam as consequências de beber e dirigir. Ao lado dos bonecos, via-se uma mensagem de conscientização: “você não é um boneco de teste de colisão para misturar bebida e direção”.

Veja mais sobre a ação:

 

Anunciante: Detran.SP

Agência: Artplan

Campanha: Rótulos Indesculpáveis

Diretor Executivo de Criação: Alessandro Bernardo

Direção Nacional de Conteúdo: Eder Redder

Diretores de Criação: André Batista e Carla Cancellara

Criação: Chico Lucas, André Ignatiuk e Zeca Pinto

Diretor Geral de Atendimento e Operações: Eduardo Megale

Diretor Atendimento: Daniel Mariotto

Atendimento: Pedro Ceranto

Diretora Geral de Mídia: Glaucia Montanha

Diretora de Mídia: Natália Fernandes

Mídia: Cecília Araújo, Lahuane Rebello

Direção-geral de Planejamento: Rodrigo Neia

Planejamento: Marina Ferigolo, Samanta Abreu

Gerente de Projetos e Operações: Karin Queiroz

Diretor de Produção: Bruno Werner

Gerente de Projetos: Elton Barbosa

Finalização: Pierre Queiroz

Diretor de RTVC: Felipe Cunha

Produtor de RTVC:  Felipe Costa, Lilian Santos

Produtora: Big Mouth
Atendimento: Kevin Keller

Produção: Arthur Freitas

Pré-produção:

DOP: Paulo Rogério

Assis Cam: Leonardo Manon

Dir Creativa: Kazuya Masunouchi

Pós-Produção:

Montagem: Deni Amorim

Motion: Henrique Vecchio

Coordenação: Leonardo Manon

Produtora de som: Canja Audio Culture

Locução: Lara Sarkis

Ilustração “Rótulos”: Black Madre

Ilustração “Boneco”: André Ignatiuk

Aprovação Cliente: Ernesto Mascellani Neto, Carlos Alencar, Rebecca Araújo Hubner

Artigos relacionados

Novidades