sexta-feira, março 29, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalARTx 2022 traz destaques mundiais para falar sobre inovações

ARTx 2022 traz destaques mundiais para falar sobre inovações

Transformação digital no mercado das artes: ARTx 2022 traz destaques mundiais para falar sobre inovações no setor cultural.

O evento acontece em agosto, mês nacional das artes, e conta com a presença de representantes do Berklee College of Music, Bank Of America Performing Arts, RD Station, Museu Nacional, The Lincoln Center, o empresário Facundo Guerra, entre outros.

A arte sustenta a cultura de inovação, mas como tem sido a inserção da economia criativa perante as mutações aceleradas das tendências do mercado e as novas tecnologias? Durante a pandemia da Covid-19 o setor artístico precisou, mais do que nunca, se reinventar. Com as medidas de isolamento social e novas restrições sanitárias, houve uma aceleração na consolidação de novos negócios para a monetização da arte.

No Brasil, a crise do setor não se limita às sequelas da pandemia. Pelo contrário, os últimos dez anos já estavam sendo desafiadores para o mercado da arte, tendo em vista que, durante o período, o setor cultural perdeu metade do orçamento federal, além da banalização das leis de incentivo à Cultura. Como se não bastasse uma luta histórica contra a censura da arte no Brasil, na última década, o setor que emprega 6% da mão de obra brasileira luta com sua própria autonomia para fazer a arte resistir.

Dentre as possibilidades para viabilizar o mercado cultural perante a crise, o aceleramento da transação digital, como os NFTs, bitcoin, entre outras modalidades de negócios, e as novas alternativas de exposição e produção artística, o ARTx preparou um evento para dar suporte, com a presença de líderes de destaque no mercado mundial das artes. Uma troca de informações voltada para profissionais do marketing, da comunicação, designers, produtores, artistas e financiadores do mercado cultural, que acontece no mês das artes, em que é comemorado o Dia Nacional da Arte, no dia 12 de agosto.

NÃO SE PODE APRISIONAR A ARTE – Campanha 12 de Agosto – Dia Nacional das Artes:

O ARTx 2022 acontece do dia 23 ao dia 26 de agosto, e conta com uma programação para interesses variados como networking, controle de dados, acesso a informações especializadas e suporte para interpretar o mercado e criar perspectivas para o futuro, orientando possibilidades de escolhas mais assertivas. Serão quatro trilhas de conhecimento, 20 horas de programação, mais de 30 convidados, palestras e talks com instituições e negócios digitais, além de dois shows.

O evento digital é gratuito e tem como objetivo trazer os grandes players culturais, instituições, gravadoras, artistas, agências e produtores de arte, música, cultura e entretenimento, para falar sobre o futuro do mercado das artes. Serão apresentados panoramas de experiências, cases, estratégias e novas tecnologias que compactam com o meio nacional e internacional, com informações valiosas de como lidar com os desafios da constante transformação digital. E como lidar com o público receptor da arte? Para essa questão, o ARTx conta com a mais recente pesquisa realizada pela MindMiners, que usa a tecnologia aliada a métodos ágeis de pesquisa para oferecer dados sobre o comportamento do consumidor.

Serão apresentados insights do levantamento da MindMiners focado na necessidade e desafios pós-pandemia na área de eventos, como: as marcas precisam ser mais Top of Mind e reconhecer mais ainda, a importância de se conectar às ações e eventos que tenham a música, arte, cultura e entretenimento para se conectar mais ao seu público; 35% dos entrevistados na pesquisa aderem ao formatos (híbrido) de eventos, ou seja, não é porque o modelo presencial retornou que o online tem sido deixado de escanteio; 38% dos respondentes concordaram que o preço dos ingressos encareceu – organização e infraestrutura têm deixado a desejar; Redes sociais se tornaram o maior meio de divulgação de eventos.

O ARTx também receberá o empresário Facundo Guerra, dono e CEO do Grupo Vegas, especializado em locais para entretenimento na capital paulista, Ryan McCulloch, Technical Community Manager da Berklee College of Music, que prepara estudantes de música para a carreira, Mariana Bortoluzzi e Marcelo Pimentel, “Art Creators” e fundadores do Instagrafite, plataforma mundial de artes visuais e Anita Carvalho, diretora do Music Rio Academy, escola do mercado de entretenimento do Vivo Rio, a principal casa de shows do Rio de Janeiro.

Outras participantes dos painéis: The Lincoln Center, o maior centro de artes cênicas do mundo, Bank Of America Performing Arts, um dos maiores centros de artes cênicas entre Los Angeles e São Francisco, The Broad Stage, proprietária de um dos maiores palcos de L.A, RD Station, líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas, Yazo, que atua com soluções para eventos e comunidades, DIVI.hub, startup de financiamento coletivo com foco na economia criativa, e Etno Museu, projeto do Setor e Etnologia e Etnografia do Museu Nacional, responsável pela reconstrução do acervo afetado pelo incêndio.

Campanha de Inscrições ARTx – A Transformação Digital das Artes – Edição 2022:

Confira os painéis:

Painéis ARTx

Dia 01: Arte (23/08)
15h30: Novos modelos de viabilização para produzir, expor e monetizar a arte.

17h00: A transformação digital vai democratizar o acesso a museus e galerias?

18h30: Infraestrutura e qualificação para artistas e galeristas perante à transformação digital.

Dia 02: Cultura (24/08)
15h30: Quais as grandes transformações que vão acontecer nas instituições culturais, públicas e privadas, nos próximos anos?

17h00: Os caminhos para ir além de uma mera virtualização da cultura: que oportunidades apresentam e quais são os principais desafios?

18h30: Os desafios do marketing e comunicação para instituições culturais.

Dia 03: Música (25/08)
15:30h: Como a transformação digital tem aberto novas oportunidades para artistas, empresários e profissionais do music business?

17h00: O papel do artista perante a tomada de decisão sobre o seu negócio.

18h30: Novas tecnologias para o Music Business: como o Big Data, a inteligência artificial, o blockchain e os NFTs estão transformando o mercado da música?

Dia 04: Entretenimento (26/08)
15h30: Oportunidades de crescimento com experiências digitais e híbridas.

17h00: Trabalho em rede: como a internet está facilitando o alcance de eventos e festivais através de ações colaborativas com seu próprio público?

18h30: Quais os principais desafios da indústria do entretenimento perante a transformação digital?

Inscrições

As inscrições para o evento podem ser realizadas através do site: www.artx.site

Artigos relacionados

Novidades