domingo, outubro 13, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalAmigão Supermercados inova ao usar IA para se comunicar com clientes

Amigão Supermercados inova ao usar IA para se comunicar com clientes

O chatbot é coisa do passado no Amigão Supermercados. A rede com 69 lojas localizadas nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul é a primeira do setor a lançar a ferramenta de inteligência de dados nomeada Meu Amigão. Ao invés de um menu de opções com respostas prontas e frias, o Amigão Supermercados investe num jeito mais amigável de interação com seus clientes, tanto no entendimento das perguntas como na qualidade das respostas, com informações completas e atualizadas. “Inovar no varejo, um segmento tão competitivo e forte é muito difícil, principalmente quando você está longe dos grandes centros, como é o nosso caso. Oferecer um serviço de atendimento ao cliente no qual raramente ele ficará sem resposta, o que acontece muitas vezes no chatbot, é levá-lo para outro patamar de interação e proximidade”, afirma Eandres Aguiar, Diretor de marketing do Amigão Supermercados. “O SAC foi nosso grande parceiro neste processo para levantarmos quais são as dúvidas e perguntas mais frequentes dos nossos clientes e todas estas foram alimentadas no “Meu Amigão”. Quer saber como devolver um produto? A ferramenta responde”, ressalta Aguiar.

Nesta primeira fase, o serviço que aproveita a base de dados do Chat GPT somada às informações da companhia, como endereço e horário de funcionamento das lojas, operação de e-commerce, informações sobre o Clube +Amigão, histórico da companhia. E vai além, com a recomendação de produtos, dicas de saúde, beleza, higiene, receitas, harmonização de pratos com bebidas, abrangendo todas as categorias de itens comercializados pela empresa.

SofIA é a primeira personagem de uma série de interfaces com quem os clientes poderão interagir.  A empresa fez um  estudo do perfil do cliente e desenvolveu  vários personagens que serão apresentados em um futuro próximo para que cada cliente interaja com quem mais se identifique.

Segunda fase: além de novas personas, está prevista a integração com o e-commerce, aplicativo do programa de relacionamento Clube +Amigão e atendimento por meio das redes sociais, entre outras possibilidades.

O serviço “Meu Amigão” foi desenvolvido pela BPA Technologies, empresa de automação de processos empresariais, responsável por alimentar e atualizar  as informações na ferramenta.

Campanha de lançamento:  A base de 3 milhões de clientes, cadastrados no programa de relacionamento Clube+ Amigão, será impactada pela campanha de lançamento do serviço primeiramente por meio de uma mensagem-convite pelo  whatsapp para acessar o serviço. A campanha é composta por filme (link) e posts nas redes sociais.

Para fazer perguntas ao Meu Amigão clique aqui:   https://meuamigao.ai/

A rede Amigão Supermercados

O Amigão Supermercados pertence ao Grupo Amigão (ex-Companhia Sulamericana de Distribuição – CSD) e também proprietário da bandeira Stock Atacadista.

Fundado em 1977,  é o 3º maior grupo empresarial do Estado do Paraná e o 20º colocado no ranking ABRAS 2023, com um faturamento de R$4.015 bilhões. Sediado em Maringá, conta com  9 mil funcionários distribuídos por suas  69 lojas localizadas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A abertura de mais duas lojas está programada ainda este ano e outras seis em 2024.

Até o final de 2022, a rede atuava com três bandeiras: Cidade Canção (Paraná), São Francisco (Mato Grosso do Sul), e Amigão (São Paulo). Houve um processo de rebranding, finalizado em abril de 2023,  e todas as lojas assumiram o nome Amigão Supermercados  em um movimento de fortalecer a marca, simplificar a comunicação e se aproximar cada vez mais do consumidor.

Segundo Carlos Tavares Cardoso, presidente do Grupo Amigão, “a unificação teve o objetivo de promover maior sinergia e fortalecimento das marcas, potencialização dos investimentos de comunicação com consequente aumento do branding valuation”.

Artigos relacionados

Novidades