NotCo lança creme de leite à base de plantas com mesmo sabor, textura e funcionalidade do ingrediente de origem animal.
NotCreme de Leite é a novidade da foodtech que promete performar tanto em receitas salgadas como doces, sejam elas quentes ou frias; lançamento oficial aconteceu no episódio de ontem de Masterchef Brasil.
A NotCo, foodtech global e principal referência de alimentos à base de plantas, lança no final de julho a sua versão 100% vegetal de um ingrediente que está em quase 90% dos lares brasileiros, segundo um levantamento do Kantar feito para a Associação Brasileira de Supermercados (Abras): o creme de leite. O NotCreme de Leite é ideal para quem deseja mudar os hábitos alimentares com uma opção mais sustentável e saudável, mas sem perder a versatilidade do produto no dia a dia por trazer o mesmo sabor e textura existentes no de origem animal.
O diferencial da novidade para outros representantes plant based da categoria feitos com castanha de caju, amêndoa ou aveia está justamente no fato de não possuir gosto residual. Portanto, a sua performance não altera o resultado final das receitas, sejam elas salgadas, doces, quentes ou frias. “Strogonoff, mousses, ganache e molho pesto são algumas das refeições deliciosas que testamos com o lançamento na nossa cozinha, mas são inúmeras as possibilidades. Além disso, é importante ressaltar que o NotCreme de Leite não talha com acidez, o que garante a sua utilização em pratos e sobremesas com limão, por exemplo”, destaca a Head de Marketing da empresa, Vanessa Giangiacomo.
De acordo com a porta-voz da NotCo, o creme de leite faz parte do objetivo da companhia de reinventar os alimentos de origem animal utilizando apenas vegetais, mas mantendo o valor nutricional, textura, funcionalidade e sabor de refeições clássicas. “O creme de leite está presente em praticamente todas as cozinhas do Brasil e faz parte da tradição culinária do nosso país”, diz. “Dessa forma, ter uma opção plant based por apenas R$ 5,99, encorpada e cremosa que o substitui à perfeição é uma maneira de demonstrar que a alimentação à base de plantas é para todos e para qualquer momento”, completa.
Por sua origem 100% vegetal, o NotCreme de Leite também não contém lácteos, caseína, colesterol e glúten, o que o torna mais saudável para consumidores que possuem intolerância, alergia ou restrições a esses elementos. Com essa junção de fatores, pode-se dizer que é a alternativa perfeita tanto para paladares vegetarianos quanto para os flexitarianos que desejam diminuir o consumo de derivados de animais.
Divulgação no Masterchef
A campanha de lançamento do NotCreme de Leite tem como conceito criativo “Para fazer o de sempre, como nunca” e a NotCo junto com Masterchef Brasil, reality de culinária da Band, colocam essa ideia em prática por meio de uma ação especial que tem como objetivo mostrar como o produto veio para inovar a cozinha brasileira.
A foodtech, que é patrocinadora da temporada de 2022, viu a oportunidade de destacar esse produto em um programa de rede nacional que tem como foco a culinária. “Já tivemos espaço no MasterChef com NotMilk e o resultado foi muito bom, por isso, sabíamos que lançar um produto que é feito para complementar receitas tinha que ter uma estratégia marcante, e o programa consegue entregar essa mensagem”, explica Vanessa.
Produto sustentável
Uma das marcas do NotCreme de Leite é a sustentabilidade. A sua produção utiliza menos água, gás carbônico e energia do que no ingrediente de origem animal, sem falar da própria exploração da espécie que não acontece. “A produção de alimentos baseada na criação de animais, em sua maioria, é liderada por padrões ineficientes e abusivos sobre eles. Além disso, é a principal causa do desmatamento, gases de efeito estufa e de praticamente toda destruição ambiental conhecida pelo ser humano”, explica a Head de Marketing. “Quando removemos o animal da linha de produção, não estamos apenas o salvando, mas também removendo todos esses fatores adjacentes”, complementa.
Outro mérito sustentável do produto é a embalagem de 200 ml que é totalmente reciclável e faz parte de um sistema de reaproveitamento da marca. “Possuímos parcerias com empresas de reciclagem – EuReciclo, que garante que a cada embalagem nossa que é vendida, outra embalagem similar é reciclada. Assim, conseguimos tornar todos os fatores que cercam nossos produtos parte de um ciclo completamente sustentável”, conclui Giangiacomo.