quinta-feira, dezembro 26, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioEntrevistasJoão Pessoa e Natal são os mais novos mercados pesquisados pela Ipsos...

João Pessoa e Natal são os mais novos mercados pesquisados pela Ipsos Media CT

A Ipsos Media CT anuncia que as cidades de João Pessoa e Natal passarão a ser os novos mercados pesquisados pelo Instituto. A região do Nordeste brasileiro tem sido foco de muitos anunciantes em função do crescente desenvolvimento da região. São os estados da região Nordeste os maiores potenciais de crescimento até 2020 – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os trabalhadores do Nordeste melhoraram de vida e nunca consumiram tanto como agora. A região está repleta de oportunidades para quem tem o que vender para os nordestinos. Entretanto, o consumidor do Nordeste está em plena transformação, exigindo maiores estudos para seu conhecimento e melhor aplicação das campanhas publicitárias. A região vive um círculo virtuoso que tende a continuar pelos próximos anos. Este círculo virtuoso vem dos investimentos públicos e privados como, por exemplo, o Programa Bolsa Família e o investimento de grandes empresas.

Com o aumento da renda por meio dos programas sociais, a região viu sua indústria crescer nos últimos anos. Muitas empresas se instalaram ou anunciaram fábricas locais e. para estas companhias, a melhor hora para estar na região Nordeste é agora.  A combinação de mais emprego e aumento de poder aquisitivo, fruto da estabilidade econômica e do aumento do salário acima da inflação, levou o consumidor popular nordestino a colocar mais produtos industrializados na lista do supermercado.

Segundo o levantamento do Instituto, 35% da população adulta (18 + anos) em João Pessoa leem jornais impressos ou na internet. Destas, 89% votam com responsabilidade e consciência. Dos leitores de jornais em João Pessoa, 85% consideram que os jornais têm influência na formação da opinião pública. 71% dos leitores leem o noticiário nacional e 84% deles são pessoas otimistas, que consideram que sua vida estará melhor no futuro. 60% dos que têm interesse por política nacional leem jornais e 49% dos que participam de causas sociais são leitores de jornais impressos ou na internet.

“Os maiores anseios de consumo da classe média nordestina são: eletrodomésticos, eletrônicos, automóveis, motos e imóveis. Compreender os costumes e o perfil de consumo da região Nordeste do Brasil não é tarefa fácil, tanto pela extensão territorial quanto por suas peculiaridades. A região tem dimensões equivalentes a um país, destaca-se no cenário econômico interno, pelo desempenho acima da média nacional e tem número de habitantes maior que países como Chile e Nova Zelândia”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT.

Já em Natal, 98% da população adulta (18 +  anos) assistiu TV aberta nos últimos sete dias. Destas pessoas, 81% assistiram ao noticiário geral/telejornal. Das que acompanharam o telejornal, 100% consideram que a TV tem influência na formação da opinião pública. Entre os que assistiram telejornal, 86% votaram com responsabilidade e consciência. Além disso, 90% são otimistas, que consideram que vida estará melhor no futuro. 97% dos que têm interesse por política nacional assistiram TV nos últimos sete dias, esta é a mesma proporção de pessoas que participam de causas sociais.

A população nordestina representa 32%, em média do total Brasil, em intenção de compra de aparelhos tecnológicos de uso pessoal a curto e médio prazo. Com destaque para o mercado de smartphones, que responde por quase quatro em cada dez brasileiros que declaram desejar comprar um novo modelo no período.

Esta implementação de mercados já está disponível ao mercado publicitário e anunciantes.

Artigos relacionados

Novidades