Walter Longo assume presidência do Grupo Abril

O publicitário Walter Longo será o novo presidente do Grupo Abril. Ele ficará responsável pelo comando das operações de Mídia, Gráfica e Distribuição. Giancarlo Civita, que ocupava o comando o Grupo, vai se dedicar à presidência da holding Abrilpar.

Com as mudanças, Alexandre Caldini, que assumiu a presidência da Editora Abril em 2014, passa a se reportar a Longo, tal como Cláudio Prado, que em novembro de 2015 assumiu a presidência executiva da DGB, holding de distribuição e logística do Grupo Abril, e Eduardo Costa, na direção da Abril Gráfica.

Walter Longo é publicitário e administrador de empresas. Ele atuava como mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm,  holding de comunicação do Grupo WPP que inclui as agências Young&Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML, entre outras. Longo foi presidente da Grey até outubro do ano passado.

Roberto Justus, chairman do Grupo Newcomm, comentou, em comunicado, a saída de Walter Longo: “Hoje é um dia triste para nós, do Grupo Newcomm, mas muito feliz para o mercado brasileiro. Walter Longo tem sido meu grande parceiro nestes 35 anos de mercado publicitário. Nos últimos 11 anos, tivemos a honra de contar com seu talento e liderança como mentor de estratégia e inovação e como presidente em algumas das nossas operações. Durante esse período, ele também comandou inúmeros projetos de inovação, assim como contribuiu efetivamente para a conquista de importantes concorrências. Um dos profissionais mais incansáveis em seu compromisso com o negócio da publicidade que já conheci, com certeza, deixará saudades”.

“Saio com a certeza de ter participado de um time vitorioso e com muito orgulho de ter construído, ao longo desses anos, relações profissionais e pessoais que vão ficar para sempre”, afirmou Longo em comunicado.

Marcos Quintela, CEO do Grupo Newcomm, elogiou o executivo. “É motivo de grande orgulho ter trabalhado com o Walter Longo, a quem agradeço pelos valiosos aprendizados no mundo da publicidade”.

Mudanças editoriais

Mudanças também foram anunciadas na direção editorial do Grupo Abril. A jornalista Alecsandra Zapparoli assume como diretora editorial da Abril. Reportam-se à ela, André Petry, que assume o comando da revista Veja, no lugar de Eurípedes Alcântara, além de André Lahoz, diretor da Exame, Paula Mageste, diretora do núcleo de publicações Femininas, Edward Pimenta, responsável pelo Estúdio ABC, e Sergio Gwercman, de Estilo de Vida, em substituição a Zaparoli.

No novo cargo, Zapparoli se reporta diretamente a Longo. Com a mudança, Victor Civita Neto mantém sua atuação na presidência do Conselho Editorial da Abril. A linha editorial da Abril continua ligada ao Conselho Editorial, formado por Victor Civita Neto (presidente), Thomaz Souto Corrêa (vice-presidente), Eurípedes Alcântara, Giancarlo Civita e José Roberto Guzzo.

Confira a última entrevista que o publicitário Walter Longo concedeu ao Grandes Nomes da Propaganda (outubro de 2015):

Walter Longo fala sobre tecnologia digital e os impactos na comunicação