sábado, novembro 23, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDestaquesSinapro se une às entidades do setor em defesa do Mercado Publicitário

Sinapro se une às entidades do setor em defesa do Mercado Publicitário

Juntamente com outras entidades do setor, o SINAPRO-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo), integra o movimento para mostrar ao Governo Federal a importância das agências de publicidade para a indústria da comunicação e como impulsionadora da economia e dos negócios.

Setor que emprega milhares de profissionais em todo o País – apenas em São Paulo, são cerca de 17 mil pessoas ocupadas, segundo pesquisa realizada pelo Sinapro-SP –, a atividade publicitária brasileira mobiliza bilhões de reais de investimento, conquistou reconhecimento internacional por sua qualidade e criatividade e emprega ferramentas sofisticadas e avançadas, equiparada ao que se faz de melhor no mercado mundial. Em contrapartida, há uma série de equívocos sobre a atividade, que precisam ser esclarecidos.

“É fundamental explicar, para os representantes do novo governo, como é a forma de atuação das agências, para que não haja equívocos na definição das políticas que irão orientar as decisões governamentais, seja no que se refere à destinação das verbas públicas nesta área, quanto na definição das normas que regulam o setor”, afirma Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP.

Um dos pontos que já estão gerando polêmica é o pagamento do BV – Bonificação por Volume, ou plano de incentivo, diante da declaração do presidente Jair Bolsonaro de que pretende extinguir esse mecanismo de remuneração das agências, que foi regulamentado em 2010 e é praticado por todos os meios como um incentivo às agências e, consequentemente, aos anunciantes.

“Queremos esclarecer quais são as regras de compra de mídia no Brasil e o verdadeiro papel dos incentivos, desfazendo o rumor de que as agências brasileiras não seguem práticas adequadas”, explica Dudu Godoy, ao ressaltar que a forma de remuneração do mercado publicitário foi amplamente discutida entre todas as partes envolvidas, ou seja, clientes, agências, anunciantes e fornecedores, e este acordo está expresso nas normas-padrão do CENP, com total transparência, pois é um documento aberto a todo e qualquer cidadão brasileiro.

O movimento reúne os SINAPRO’s de todo o País, a FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda e a ABAP- Associação Brasileira das Agências de Propaganda.

 

 

Artigos relacionados

Novidades