terça-feira, abril 30, 2024
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“O que vão pensar de mim?”

O papel crucial das redes sociais na gestão de Marca Pessoal para Executivos C-Level, em um mundo cada vez mais conectado se tornou um “bicho papão” para uns e um descaso para outros. A presença nas redes sociais tornou-se uma algo inescapável da marca pessoal e profissional. Para executivos de nível C, também conhecidos como C-levels, compreendendo CEOs, CFOs, CTOs, CMO´s entre outros, essa presença é duplamente significativa. Ela oferece uma plataforma poderosa para liderança de pensamento e influência, enquanto simultaneamente expõe esses líderes a uma análise pública e à eterna pergunta: “O que vão pensar de mim?”

Antes de mais nada, é essencial reconhecermos que a marca pessoal para um executivo C-level não é apenas uma extensão de suas qualificações profissionais, mas uma representação completa de sua liderança, valores e visão. Uma marca pessoal forte pode diferenciar um executivo no mercado saturado, atrair oportunidades de negócios, talentos e investimentos.

Por sua vez, quando falamos de redes sociais, estas são ferramentas estratégicas para a construção e gestão dessa marca pessoal, permitem que os executivos compartilhem insights, inovações e perspectivas sobre tendências do mercado, além de aspectos pessoais que humanizam sua imagem. No entanto, cada postagem, tweet, atual X ou atualização no LinkedIn é também um ato de equilíbrio entre manter a autenticidade, proteger a imagem profissional e de quebra uma forma de representar a marca corporativa.

Mas e como lidar com a famosa preocupação: “O que vão pensar de mim?”

Esta pergunta aparentemente simples, esconde uma complexidade significativa, e a qual ouço constantemente em minhas mentorias e conversar iniciais com os executivos. Ela reflete a ansiedade deles sobre como os outros perceberão não apenas as competências profissionais, mas também os valores e a integridade do executivo. É uma preocupação legítima que requer um planejamento cuidadoso e uma estratégia de comunicação eficaz. Para isso precisamos nos atentar a alguns pontos importantes:

Autenticidade vs. Profissionalismo: Os executivos devem encontrar um tom de voz que seja verdadeiramente seu, mas que também respeite os padrões e expectativas profissionais. A autenticidade cria conexão e confiança, enquanto o profissionalismo assegura respeito e credibilidade.

Consistência: A consistência na comunicação e na presença online reforça a identidade da marca e sua estratégia. Mas consistência vale ressaltar, não significa apenas ser consistente em frequência, mas também em mensagens, estética visual e tom.

Engajamento: Interagir com seguidores, responder a comentários e participar de discussões são práticas que fortalecem relacionamentos e constroem uma comunidade engajada, o que mostra que o líder está atento e valoriza as interações, construindo uma imagem positiva e gerando experiências positivas que conectam sua marca ao seu público de interesse.

Por fim podemos olhar para a frase “O que vão pensar de mim?” por dois prismas: primeiro caso seria se você não possuísse uma estratégia de gestão de marca pessoal definida, o que seria um sinal de alerta muito grande para você e o caminho seria a busca por uma assessoria com certa urgência, a segunda seria vê-la como uma aliada, não uma inimiga, pois ela impulsionará você, C-Level, a ser mais dedicado e estratégico sobre como se apresenta ao mundo.

A gestão eficaz da marca pessoal nas redes sociais não apenas melhora a reputação e a visibilidade de um executivo, mas também contribui para o sucesso da marca corporativa, pois estes contam com marcas pessoais sólidas e com pensamento estratégico para geri-las e representá-las, os famosos embaixadores da marca. Portanto, em vez de temer essa pergunta, você C-level deve usá-la como um ponto de reflexão contínua para moldar uma presença online que reflete verdadeiramente quem você é, o que faz de diferente, porque você faz e gerando assim valor para sua marca pessoa e construindo uma reputação sólida no ambiente profissional.

Pode parecer até clichê e é, mas não deixe para a amanhã a gestão da sua marca pessoal que deve começar hoje.

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.

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