segunda-feira, abril 29, 2024
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Marca Pessoal: Seja famoso para as pessoas certas

Em um evento recente sobre personal branding, tive o prazer de ter não só uma palestra, mas também uma mentoria com @William Arruda, pioneiro em branding pessoal, palestrante motivacional, fundador da Reach Personal Branding, cofundador da CareerBlast.TV. e colunista da Forbes, o qual tenho o prazer não só de absorver seu conteudo, mas tê-lo como um amigo. Neste evento ele disse uma frase que me incomodou de uma forma positiva e me fez refletir, e a frase foi: “Be Famous to the Right People” (em tradução literal para o português: Seja famoso para as pessoas certas).

Fiquei pensando sobre isso um bom tempo, deixei anotado e hoje resolvi colocar no papel essa reflexão para todos que entendem que a marca pessoal é muito importante para sua vida de carreira ao mesmo tempo que existem pessoas que a estão tratando de forma banal ou vendendo assessorias em marca pessoal como um produto enlatado de produção em série.

No âmbito da marca pessoal, destaca-se a perspectiva perspicaz de William Arruda: “Seja famoso para as pessoas certas”. Esta abordagem enfatiza a importância da visibilidade e influência direcionadas e com estratégia, em vez da fama generalizada. É uma estratégia que foca na qualidade em vez da quantidade, garantindo que sua marca pessoal ressoe profundamente em um público específico que realmente valoriza o que você oferece.

Este conceito, poderia chamar assim, é particularmente relevante no nosso mundo hiperconectado, onde é fácil perder-se na busca por um apelo amplo e esquecer o poder da influência de nicho. A chave para uma marca pessoal de sucesso não é ser conhecido por todos; trata-se de ser conhecido e reconhecido pelas pessoas certas – aquelas que são vitais para sua rede profissional e objetivos de carreira.

Estou falando aqui, primeiro de sermos nós mesmos, autênticos, mas com um posicionamento claro e definido. Posicionar-se no mundo profissional significa elaborar e comunicar estrategicamente sua marca pessoal para se diferenciar. É um processo de definir como você deseja ser percebido e alinhar suas ações e presença para reforçar essa percepção. O posicionamento eficaz ajuda você a se destacar em um mercado lotado, facilitando que as oportunidades cheguem até você.

Para isso ser eficaz e não sair por ai “dando tiro para todos os lados”, algumas estratégias se fazem necessárias para implementar essa abordagem em sua marca pessoal:

Comece entendendo quem são as ‘pessoas certas’ para você. Tenha clareza do que você faz, dos resultados que entrega, para que possa ficar fácil percebem quem é o seu público. Podem ser líderes do setor, clientes em potencial, colegas em sua área ou alguma área em específico (ex.: médicos), conhecer seu público ajuda a adaptar sua marca para repercutir especificamente nele.

Feito isso, agora é preciso elabore uma mensagem clara. Faça uma pergunta simples para você mesmo(a): O que você deseja que essas pessoas importantes saibam sobre você? Sua mensagem deve destacar seus pontos fortes, habilidades e valores únicos que se alinhem com os interesses e necessidades de seu público-alvo. Mostre sua experiência, compartilhe seu conhecimento e insights por meio de blogs, palestras ou mídias sociais. Isso estabelece sua credibilidade e o torna memorável para seu público-alvo.

Já que estamos falando do mundo online, tenha cuidado!! Pesquise bem quais são as plataformas onde seu público se encontra. Ser ativo nessas plataformas ajudará a aumentar sua visibilidade e influência entre as pessoas que mais importam para sua marca.

Agora você só precisa se atentar a mais duas coisas. Seja consistente e forneça valor para o seu público. Certifique-se de que sua marca pessoal seja consistente em todos os pontos de contato, ela não pode aparecer em cada lugar de uma forma, pois isso confundirá e não fará com que se conecte com ele. Consistência gera reconhecimento e confiança, tornando você mais memorável para o seu público-alvo, o que leva a uma percepção de valor. Sempre foque em como você pode agregar valor ao seu público, seja por meio de conteúdo informativo, conselhos úteis ou serviços diretos, agregar valor é o que atrairá e reterá as pessoas certas.

Bom, como disse William Arruda “Seja famoso para as pessoas certas!!, a marca pessoal não significa alcançar todos; trata-se de alcançar as pessoas certas e causar um impacto significativo em suas vidas profissionais ou pessoais.

Ao se concentrar em ser famoso para as pessoas certas, você pode criar uma marca pessoal forte, influente e memorável que impulsione sua carreira de maneira significativa e gratificante, além de impactar outras pessoas.

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