quarta-feira, julho 9, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDestaquesGMRJ promove movimento ESG no Circo Voador

GMRJ promove movimento ESG no Circo Voador

Evento celebra o Dia do Mídia com ações práticas de sustentabilidade, inclusão social e engajamento do mercado em torno da responsabilidade ambiental

Atento às diretrizes de ESG, o Grupo de Mídia do Rio de Janeiro (GMRJ) reforça seu compromisso com a transformação do mercado publicitário ao destacar o papel dos profissionais de mídia na construção de um setor mais ético e responsável. Nesse espírito, o grupo realiza, em 26 de junho, no Circo Voador (RJ), sua tradicional festa em comemoração ao Dia do Mídia – celebrado em 21 de junho – com um novo propósito: unir celebração e consciência ambiental.

“rESGatando o Presente, a Festa”, será um evento totalmente concebido com base nos princípios do ESG (Ambiental, Social e Governança), marcando um avanço na integração entre entretenimento e responsabilidade socioambiental no mercado publicitário. Assim como acontece em outros setores, a ideia é propor um movimento autêntico à transformação real e consciente.  

Segundo Antonio Jorge Alaby Pinheiro, presidente do GMRJ, a iniciativa marca um passo pioneiro da entidade, assumindo protagonismo em uma das pautas mais urgentes da atualidade. “Este encontro é um chamado para a ação. Nosso papel enquanto profissionais de comunicação é também o de impulsionar boas práticas, dentro e fora do mercado de mídia. Todos nós temos um compromisso com o presente que queremos construir.” 

A festa contará com uma série de ações práticas voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental. Entre elas, destaca-se a implementação da coleta seletiva, com a instalação de 40 lixeiras de papelão 100% recicláveis, especialmente produzidas para o evento, promovendo o descarte correto de resíduos e incentivando a educação ambiental dos participantes. Também haverá um sistema de compostagem e logística reversa, com bombonas destinadas à coleta de resíduos orgânicos, como restos de alimento, e de óleo vegetal usado, assegurando o encaminhamento adequado desses materiais. Toda a operação será acompanhada por um agente ambiental dedicado, responsável pela coleta e transporte. Os resíduos orgânicos serão destinados à compostagem, resultando na produção de adubo natural, enquanto o óleo será reaproveitado na fabricação de produtos de limpeza, contribuindo para a economia circular. Além da quantificação e compensação completa das emissões relacionadas a montagem, desmontagem e realização do evento. 

Com foco também no desenvolvimento social da cidade do Rio de Janeiro, os cerca de 1.400 convidados serão incentivados a doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado a Associação Presbiteriana de Assistência Social – APAS, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Patrocinadores, por sua vez, promovem ativações e experiências de marca alinhadas ao tema da festa, reforçando a mensagem de conscientização ambiental e engajando o mercado nesse movimento coletivo. A realização é da 22 MKT Eventos. 

Artigos relacionados

Novidades