Consolidando-se como o maior evento do mercado publicitário, criativo e de mídia no Nordeste, o Festival Cria 2026 acontece na próxima quarta-feira, 4 de novembro, com apresentação de algumas das principais referências da indústria no Brasil, além de recorde de inscrições em sua premiação.
Em sua terceira edição no novo formato, o encontro espera receber mais de 1,5 mil pessoas no Espaço de Eventos do Shopping RioMar, em Recife (PE), oferecendo uma série de painéis, palestras e a revelação dos vencedores das tradicionais Capivaras – os troféus de ouro, prata e bronze da competição.
Para a premiação, com foco no mercado pernambucano, a edição de 2026 teve um salto de 70% no número de inscrições, chegando a 1.229, vindas de 31 agências. Outra novidade foi a criação da categoria Cria Nordeste, estreando com 83 inscrições de trabalhos de outros estados da região, com participação de 14 agências.
“Celebrar e inspirar a criatividade pernambucana e nordestina é um dos principais pilares do Cria. Ver esse número de participações, expressiva até para festivais nacionais, reflete a força do mercado regional e o talento de uma indústria que está em constante evolução”, pontua Paulo André Bione, diretor criativo do Festival Cria.
Além de um júri online, os premiados serão definidos por um time que se reúne presencialmente para avaliar os melhores trabalhos. Presidido por Bione, que também responde como sócio e diretor acadêmico da Miami Ad School São Paulo, o time de jurados conta com Ana Novis, diretora de criação da AlmapBBDO; Carla Cancellara, diretora executiva de criação da We; Giácomo Brayner, diretora de criação da Bando de Criação; Karan Novas, sócio e CCO da Tulom; e Lucas de Ouro, sócio e diretor de criação da Tuppi Criatividade.
Criatividade em palco
O line up do Festival Cria 2026 traz ainda algumas das maiores referências nacionais e internacionais da indústria para palestras e apresentações de temas que passam por criatividade em mídia, negócios, inteligência artificial, influência e outras soluções.
Entre os nomes confirmados estão Gui Cavalcanti, head of comms, media e data da Wieden+Kennedy SP e presidente do Grupo de Mídia; Andrea Siqueira, copresidente do Clube de Criação de São Paulo; Sergio Valente, problem solver & brand maker da Soluções Valentes; Ana Paula Passarelli, presidente do Sinapro-SP e CEO da Brunch; e Cleber Paradela, Chief AI & Innovation Officer e co-managing director da YouDare.
Fechando o evento, Marcello Serpa, um dos maiores expoentes globais da criatividade, ex-sócio e líder criativo da AlmapBBDO, apresenta o painel “Vim, vi, vendi”, em conversa com Karan Novas.
“Pernambuco sempre foi referência de criatividade, seja na arte, no entretenimento e também na publicidade. A proporção que o Festival Cria vem ganhando, se colocando como um dos grandes eventos da nossa indústria no Brasil, mostra a força de uma indústria regional que se consolida como um dos grandes polos do País em representatividade. O Cria passa a ser um termômetro e também uma bússola para a criatividade, a inovação e a busca por novas tendências e inspirações que não ficam mais limitadas a Pernambuco ou ao Nordeste, mas que ganham, cada vez mais, visibilidade, relevância e influência nacional”, destaca Lelê Carvalho, presidente do Sinapro-PE – entidade responsável pela realização do Festival Cria.
Entre os mais de 30 patrocinadores e apoiadores nacionais e regionais do evento estão empresas como Kallas, Trend, Globo, TV Guararapes (Record) e Eletromidia. Mais informações em https://criafestival.com.br e nas redes sociais do @criafestivaloficial.