O jornal O Estado de S. Paulo celebra 140 anos em 2015 e lança uma campanha institucional, criada pela WMcCann, para comemorar o aniversário do veículo que, desde 1875, esteve presente em todas as grandes mudanças do País. O objetivo da campanha é mostrar que, em meio a tantas transformações, a única coisa que não mudou nas últimas 14 décadas foi o fato de o Estadão sempre estar ao lado de cada cidadão pelo direito de querer saber.
O filme escrito por Washington Olivetto e Sérgio Franco, mostra a a importância do jornal ao longo da história do Brasil e foi o primeiro comercial de dois minutos a entrar no ar no intervalo da novela “Babilônia”, na Rede Globo, na noite da última segunda-feira (25). Composto de texto e de elementos gráficos, ele traz como trilha sonora uma clássica roda de samba que dá ritmo à entrada e saída dos letterings: “De 1875 para cá, o Brasil teve 9 moedas até chegar ao Real. Teve 2 capitais federais: Rio de Janeiro e Brasília. Teve 8 Constituições. Teve 37 governantes: 1 Imperador e 36 Presidentes. 23 eleitos pelo povo”.
O filme segue mostrando fatos históricos e a transformação deles ao longo desses 140 anos: a escravidão e a libertação dos escravos, a ditadura do Estado Novo, a ditadura militar e a democracia com as eleições diretas para presidente. Passando por acontecimentos políticos, esportivos e musicais, o comercial termina com a mensagem de que, de 1875 para cá, tivemos idealistas e corruptos, heróis e anti-heróis, caraduras e caras-pintadas – gente comum e fora do comum.
Por fim, é revelada a única coisa que não mudou nesse tempo todo, o direito de cada um de querer saber. E então vemos o conceito da campanha seguido da assinatura que resume o posicionamento do veículo: “O Brasil precisa saber. Quer saber? Estadão”.
A campanha conta ainda com três versões de 30’’ do comercial, além de peça para mídia impressa e on-line, sendo esta última desenvolvida pela E/OU-MRM.
Para assistir ao filme, acesse: www.youtube.com/watch?v=-L91OEUlhtM.
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: O Estado de São Paulo S/A
Produto: Institucional
Nome da campanha: Campanha 140 Anos
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Sérgio Franco
Criação: Washington Olivetto e Sérgio Franco
Planejamento: Debora Nitta, André Concourd, Marília Duran, Pedro Carvalho
Atendimento: Rafael Carmineti, Ana Paula Amadio, Murilo Candelot
Mídia: Yara Apparicio, Horácio Rosário, Fabiana Ferreira, Theodora Mello
VP de Produção: Marcelo Hack
RTV: Julia Seligmann, Viviane Dias
Produtora do filme: AD Studio
Diretor: Jarbas Agnelli, Márcio Mattos
Pós-produção: Equipe AD Studio
Produtora de Som: YB
Trilha: YB
Tráfego de Criação: Maria Oliveira
Produção Gráfica: Ricardo Rodrigues
Gerente de Projeto: Diego DaCosta
Aprovação pelo cliente: Chico Mesquita, Christiano Nygaard, Ricardo Gandour, Flávio Pestana, Renata Ucha, Marcela Dalla