quarta-feira, dezembro 11, 2024
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Como usar Estratégias de Branding Pessoal dentro da empresa em que atuo.

Esse é uma das perguntas que mais escuto quando estou dando uma palestra ou mesmo batendo um papo sobre gestão da marca pessoal:

Como posso usar minha marca pessoal a meu favor na empresa onde atuo?

Ou

Isso não é só para aqueles profissionais que querem se recolocar no mercado ou estão em transição de carreira?

A resposta é não! Hoje em dia com um mercado de trabalho tão competitivo, não basta simplesmente fazer bem o seu trabalho.

Construir e manter uma marca pessoal forte dentro da empresa em que você atua é essencial para o avanço na carreira e o sucesso profissional, independente do seu cargo, se você possui muita ou pouca experiência, se é recém-chegado na empresa ou já e um profissional com anos de experiência.

Vou deixar algumas estratégias para ajudá-lo(a) a utilizar efetivamente a sua marca pessoal em seu local de trabalho.

1. Defina sua proposta única de valor

O que realmente diferencia você dos outros profissionais? Para que sua marca pessoal seja forte e impactante, comece identificando suas habilidades, pontos fortes e qualidades únicas que o diferenciam dos demais. Comece se perguntando o que o torna valioso para sua empresa, talvez possa ser suas habilidades de resolução de problemas, criatividade, capacidade de liderar times ou seu talento de conectar pessoas. Ao ter clareza da sua proposta única de valor, é hora de usá-la como uma das estratégias da sua marca pessoal.

2. Cultive uma forte presença online

Não dá para ficar fora do mundo digital! Por mais que você não seja fã, elas são estratégicas e desempenha um papel significativo na formação da sua marca pessoal. É imprescindível que por exemplo seu perfil do LinkedIn esteja atualizado e mostre suas conquistas profissionais. Utilize essa ferramenta para compartilhar artigos relevantes, participe de grupos de discussões e conecte-se com outros profissionais relevantes para expandir sua rede. Vale lembrar que o

conteúdo que você compartilha deve estar alinhado com a imagem profissional que deseja passar.

3. Aproveite seus pontos fortes em sua função

Aquelas habilidades reconhecidas, pontos fortes e diferenciais, devem ser usados para destacar sua posição atual. Não é só chegar lá, a estratégia existe para manter você lá ou ir além… Para isso, a entrega consistente em um trabalho de alta qualidade, resolução de problemas complexos e ir além da descrição de seu cargo não apenas beneficiará a empresa onde está, mas também reforçará sua marca pessoal como um profissional confiável e capaz.

4. Desenvolva continuamente suas habilidades

Já falamos de identificar as habilidades, mas também é preciso investir no seu crescimento profissional adquirindo novas habilidades e conhecimentos. Tenha sempre no seu radar workshops, conferências e assessorias para manter-se atualizado e em pleno desenvolvimento pessoal. Demonstrar um compromisso com o autoaperfeiçoamento reforça sua marca pessoal como alguém que se dedica a permanecer à frente em sua área de atuação.

5. Busque feedback e orientação

O feedback de profissionais que considere, bem como de mentores pode ser inestimável na estratégia da sua marca pessoal. Considero interessante sempre que possível a procura de um mentor para fornecer orientação e ajudá-lo(a) na estratégia relacionada à sua marca pessoal e sua carreira.

6. Seja consistente e autêntico

Se você me segue principalmente no LinkedIn verá que trato bastante destas duas questões, consistência e autenticidade. Consistência é fundamental quando falamos de marca pessoal. É de extrema importância que todas as suas ações, seus valores e presença online e estejam alinhadas com a marca pessoal. A autenticidade também é de igual importância – NÃO INVENTE UM PERSONAGEM!!! – seja você mesmo e deixe a sua personalidade genuína brilhar nas suas interações.

7. Monitore seu progresso

Importante! Não basta simplesmente seguir tudo que foi falado acima, é necessário mensurar se a forma estratégica como está conduzindo sua marca pessoal está evoluindo em seu local de trabalho e como.

Analise se você está alcançando seus objetivos, se sua marca pessoal está causando o impacto desejado e vá ajustando as estratégias conforme sentir necessidade.

Enfim, tenha sempre em mente que a estratégia de personal branding é uma ferramenta poderosa para o avanço na carreira e o sucesso profissional.

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.

www.paulomoreti.com

e-mail contato@paulomoreti.com

Instagram:@opaulomoreti

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