sábado, abril 20, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDestaquesCampanha da BandNews revela violência doméstica "escondida" em histórias comuns

Campanha da BandNews revela violência doméstica “escondida” em histórias comuns

Para chamar atenção das pessoas sobre a violência doméstica e estimular a denúncia por parte de quem sofre com o problema, a BandNews lançou a campanha “Verdade Escondida”, criada pela agência Ogilvy Brasil . Em formato de vídeo, a campanha traz depoimentos de diferentes famílias que no início parecem histórias cotidianas, mas, na verdade, são casos de violência doméstica.

Os vídeos foram postados exclusivamente no YouTube. Para mostrar a realidade que de fato representa as famílias retratadas, a agência utilizou como recurso os atalhos de teclado do próprio YouTube – quando se está assistindo um vídeo na plataforma, é possível fragmentá-lo ao digitar uma das teclas do computador, de 1 a 0. O vídeo, portanto, fica dividido em 10 partes iguais, sempre proporcionalmente ao seu tamanho.

Nesta campanha, o que a Ogilvy fez foi juntar palavras já presentes nestes depoimentos e com elas formar frases de denúncia. A partir de um certo tempo, depois que a pessoa começa a contar a sua história, aparece a seguinte mensagem escrita no vídeo: “Quer ouvir a verdade? Digite agora 180 no teclado do computador”. Ao digitar este número, o vídeo é editado juntando três palavras diferentes e formando assim uma frase de denúncia.

A frase é diferente para cada vídeo. Ao digitar 180, “Ele me bate” surge no relato da mulher que fala da sua história de vida com o marido, do momento de emoção quando foi pedida em casamento, da festa que estão organizando juntos, tudo aparentemente muito feliz. “Tô presa em casa” aparece em outro depoimento feminino – a mulher, ao lado do marido, relata que o programa preferido do casal é ficar em casa vendo TV e que ele não gosta que ela saia pela questão da violência das ruas. “Ele abusa dela”, por sua vez, completa a campanha com o depoimento de um irmão ao descrever a relação de sua irmã com o pai deles –  ele fica muito tempo com ela ao passar o dia estudando para o vestibular.

O número 180 é da Central de Atendimento à Mulher, canal criado para receber essas denúncias e orientar mulheres vítimas de violência.

Confira os outros vídeos da campanha:

Ficha Técnica

Agência: Ogilvy Brasil
Título: Verdade Escondida
Produto: BandNews
Cliente: Grupo Bandeirantes
Presidente Grupo Ogilvy Brasil: Fernando Musa
VP Nacional de Criação: Cláudio Lima
Diretor de Criação Executivo: Félix Del Valle
Diretor de Criação: Márcio Fritzen
Redatoras: Mariana Albuquerque, Gabriela Guerra
Diretores de Arte: Paulo Engler, Fred Corazza
Arquitetura da Informação: Nando Souza
Produtor em RTVC: Rafael Rosi
Atendimento: Juliana Fernandes
Mídia: Renata Valio, Betânia Aragão
Aprovação do Cliente: Marcelo Mainardi
Produtora: Bossa Nova Films
Diretoras de Cena: Geórgia Guerra-Peixe (Joca), Carol Delgado
Diretor Executivo: Eduardo Tibiriçá, Danielle Harriz
Diretor de Fotografia: Pedro Mosca
Produtora de som: Lucha Libre! Audio
Atendimento: Vanessa Wallner, Paulinho Corcione
Produtor musical: Dricka Lima.

Artigos relacionados

Novidades