A AlmapBBDO é a quinta agência na lista das mais criativas do mundo, segundo o relatório Big Won. A agência foi a única brasileira a figurar entre as 20 melhores do ranking “Top agencies for creativity”. O primeiro lugar ficou com a Colenso BBDO Auckland. Luiz Sanches, sócio e diretor-geral de criação da agência, é o único representante brasileiro no ranking dos tops Chief Creative Officers, ocupando o oitavo lugar. Neste ano, o Brasil aparece na décima posição no ranking dos países mais criativos.
Outras agências brasileiras também foram destaque no Big Won. A J. Walter Thompson Brasil ocupou a lista de campanhas mais premiadas de 2016 em todas as categorias (The most awarded campaigns of 2016 across all categories) com a campanha “Doe Barras”, para a ONG Atado. Nas campanhas de mais premiadas de print, a F/Nazca Saatchi & Saatchi ficou em quarto lugar com “Colourful campaign” para Leica Gallery, e a Y&R ficou em 10º lugar com “Protect campaign” para Sorvetes Freddo. A AlmapBBDO também figura no ranking das campanhas mais criativas em Outdoor com as peças “Samba” e “Bossa Nova”, de “Original do Brasil”, para Havaianas, em 13º lugar, e “Angela”, “Charles” e “Francis”, de “Infinitas Possibilidades”, para Getty Images, que ficou em 20º. A agência também aparece na categoria Design, com duas campanhas: “Infinitas Possibilidades”, de Getty Images, e “Magic Words”, de HP. A agência Africa também foi destaque com “Kobe’s Rule Book”, para a ESPN Brasil.
Na categoria mobile, a FCB que ocupou o terceiro lugar com “Músicas de Violência”, para o Estadão; a J. Walter Thompson Brasil ocupou o oitavo lugar do ranking com a campanha “Doe Barras”; e a Agência Africa aparece com “Coleção KidsBook”, para o Itaú – em 15º lugar. No ranking de melhores em Digital, foram destaques as campanhas “Doe Barras”, da JWT, em nono lugar, e “Emergency Pin Code”, da Grey para Sekron Brasil – ocupa a 19ª posição.
Em Mídia, FCB foi aparece com a campanha “Músicas de Violência” – única brasileira no ranking, na 13ª posição. A agência também ficou entre as campanhas diretas mais premiadas de 2016 com “Nivea Doll”, para marca Nivea.
Conheça algumas campanhas:
Além de Luiz Sanches, o relatório da Big Won também reconheceu o trabalho de outros criativos brasileiros. Entre os diretores executivos de criação mais premiados, Bruno Prosperi, da AlmapBBDO, aparece em segundo lugar; Humberto Fernandez, da JWT, ocupa o 20º.
Benjamin Yung Jr., Marcelo Nogueira, Marco Aurélio Giannelli (Pernil) e André Gola, todos da AlmapBBDO, estão entre os melhores diretores de criação do mundo. Entre os redatores, Daniel Oksenberg, também da AlmapBBDO, ocupa a 14ª colocação e Pedro Araujo, da JWT, ficou em 17º.
André Sallowicz, que atuou por cinco anos na AlmapBBDO e agora está na Colenso BBDO, na Nova Zelândia, lidera a lista dos diretores de arte. Fabio Simoes, da FCB, e Fernando Palandi, da J. Walter Thompson, aparecem na 14º e 16º posição do ranking. No ranking de diretores de planejamento está o brasileiro Raphael Barreto, da FCB, em 15º. Em Top planners, Fernand Alphen e Isabella Mulholland, da JWT, parecem em quarto lugar.
O Big Won é realizado anualmente e leva em consideração a quantidade de prêmios recebidos em todas as plataformas de mídia e também a excelência e a criatividade das campanhas. “O Big Won evidencia quais agências estão entregando os melhores trabalhos em diferentes plataformas”, afirma Patrick Collister, o responsável pelo relatório.
A relação completa do Big Won pode ser conferida no link: https://www.directnewideas.com/bigwon/