A Unilever anuncia nesta semana sua campanha pelo fim do desmatamento, que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar as florestas para combater as mudanças climáticas. Como parte da campanha, a Companhia, em parceria com o WWF (World Wide Fund for Nature), irá proteger um milhão de árvores no Brasil e na Indonésia, além de se unir ao TEDxSãoPaulo futuroMelhor, – em sua edição local do fenômeno digital TED – que reunirá, no dia 21 de Setembro, diversos especialistas nacionais e internacionais para discutir sustentabilidade e mudanças climáticas. O evento acontece no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
A ação faz parte do posicionamento da Unilever por um Futuro Melhor, iniciativa de longo prazo que tem como objetivo inspirar a sociedade a mudar seus hábitos e colaborar com um futuro melhor para as próximas gerações.
Para comunicar o projeto, a companhia lança, no meio digital, o filme ‘Adeus, Floresta’, que dramatiza a situação do desmatamento, trazendo o ponto de vista de uma árvore tropical sobre o tema e buscando ajuda de todos para a conservação das florestas.
A proteção às árvores será realizada a partir do engajamento dos consumidores por meio da assinatura de um compromisso pelo clima no website da campanha. Para cada visitante que assinar o compromisso, a parceria com o WWF ajudará a proteger uma árvore em seu nome, por meio de diferentes iniciativas, entre elas:
- Reduzir a perda de florestas através de desmatamento e degradação
- Promover o manejo sustentável de florestas de produção
- Promover o aumento da legalidade na produção florestal
- Auxiliar a aplicação e o cumprimento do Código florestal
“Proteger as florestas é uma das maneiras mais eficazes de deter as mudanças climáticas, ainda mais em um cenário em que nossas áreas florestais estão sendo extintas a uma taxa mais rápida do que nunca – mais da metade das florestas do planeta foi destruída nos últimos trezentos anos. Esta parceria é um primeiro passo para um trabalho de conscientização e mobilização para o fim do desmatamento, e estamos comprometidos com essa iniciativa”, afirma Juliana Carvalho, diretora de marketing da Unilever.
A campanha está totalmente inserida na estratégia de sustentabilidade da Unilever, que tem como visão dobrar o tamanho do seu negócio, enquanto reduz sua pegada ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. “Nós temos o compromisso de adquirir 100% das nossas matérias-primas agrícolas de fontes sustentáveis até 2020, – já atingimos 55% – contribuindo positivamente para zerar o desmatamento na nossa cadeia produtiva”, adiciona a diretora.
A Unilever também foi uma das líderes do setor privado por trás do desenvolvimento da Declaração de Nova Iorque sobre as Florestas, que estabeleceu um compromisso entre governos, empresas e sociedade civil em reduzir o desmatamento e restaurar terras degradadas. Paul Polman, CEO da Companhia, tem estabelecido um trabalho ativo entre empresários e governos para uma agenda sustentável que possa ser assumida por toda a sociedade.
O vídeo “Adeus, Floresta”, que marca o início da campanha da Unilever junto ao WWF para a preservação de um milhão de árvores, conta a história da fuga de uma árvore de 117 anos de sua floresta tropical. A árvore “caminha” e “fala” sobre o sentimento de estar mais segura na cidade do que na floresta, devido ao alto nível de desmatamento na sua região natural. Ao final, ela convida todos a tomarem uma atitude para mudar essas condições. O vídeo terá amplificação de seu conteúdo nas plataformas digitais. Também será possível assisti-lo no site www.futuromelhor.unilever.com.br.
No espírito de “ideias que merecem ser espalhadas”, o TEDx é um programa de eventos locais, organizados de maneira independente, que reúne pessoas para compartilhar uma experiência como a de uma conferência do TED – formato consagrado no Brasil e no mundo por compartilhar inspirações inovadoras para um mundo melhor.
Em parceria com a Unilever, o TEDxSãoPaulo promoverá uma edição do evento sob o tema Futuro Melhor. O objetivo é fomentar discussões sobre atitudes que podem contribuir para reduzir o desmatamento e as mudanças climáticas, por meio de palestrantes convidados que já estão implementando ações capazes de gerar um impacto positivo na sociedade. O evento acontece no dia 21 de Setembro, no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).