UNICEF e Samsung divulgam projetos vencedores de maratona voltada à criação de APPs para escolas

Na quarta-feira, 31 de outubro, alunos de escola pública, professores, designers e programadores de todo o país se reuniram, em São Paulo, para o evento de encerramento da “Maratona UNICEF Samsung”. Voltada à melhoria da qualidade da Educação brasileira, a maratona tem como foco a criação de projetos de aplicativos para os anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano). Durante o evento, as 31 equipes premiadas apresentam seus projetos e mostram como a tecnologia pode ser uma aliada de estudantes e professores em sala de aula.

A Maratona é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Samsung, desenvolvida em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI. Ao longo de seis meses, estudantes de escola pública, professores, designers e programadores se empenharam em criar apps que realmente se conectam com a realidade das escolas brasileiras e podem ser úteis para transformar a realidade.

Divididos em 31 equipes, espalhadas por todo o Brasil, os participantes chegaram a soluções inovadoras, que podem se transformar em tecnologias sociais disponibilizadas a instituições de ensino de todo o Brasil.

“Apresentar os resultados da Maratona nos enche de alegria. Os projetos desenvolvidos ao longo destes meses comprovam que, quando estudantes, professores e profissionais de tecnologia se unem em prol da aprendizagem de cada menina e menino, a educação brasileira tem muito a ganhar”, diz Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

“Com a “Maratona UNICEF Samsung”, conseguimos incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores para a educação, apoiados pela tecnologia. É inspirador ver o quanto esses jovens e professores se empenharam para criar soluções que, agora, poderão ser utilizadas como ferramentas de transformação social no meio em que eles mesmos estão inseridos”, destaca Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“O impacto da Maratona no Brasil todo e, principalmente nos professores e alunos e nas salas de aula foi inspirador! A mudança nas escolas públicas vai ser grande, os aplicativos serão usados nas escolas e isso trará a inovação para a sala de aula através da tecnologia”, diz Ana Beatriz Pires, gestora de projeto da Softex.

Conheça aqui os projetos.