Cerca de 60% da carga no Brasil é transportada pelas estradas e rodovias, o que torna a profissão de caminhoneiro uma das mais importantes do Brasil. Para chamar atenção para o fato e, ao mesmo tempo, homenagear os estradeiros brasileiros, a marca Shell, licenciada pela Raízen, em parceria com a agência VML, apresenta o monumento “Diploma do Asfalto”, um reconhecimento simbólico ao valor do esforço dos profissionais da categoria.
A ação também celebra o Dia do Caminhoneiro, no próximo 25 de julho, data escolhida pelos transportadores de carga por ser o dia de São Cristóvão, considerado o padroeiro da profissão. A estrutura com quase 6 metros quadrados, feita de asfalto, está instalada à beira da estrada no km 280 da Castelo Branco, próximo a um dos muitos postos Shell, onde dezenas de motoristas se encontram diariamente.
A mensagem impressa no monumento diz: “Caminhoneiros do Brasil. Certificado a todos que, dia após dia, demonstram seu amor pela estrada. Um diploma especial entregue como reconhecimento à sua dedicação marcada no asfalto. 25 de julho – Dia Do Caminhoneiro”.
O filme com a história da criação do monumento Diploma do Asfalto estreou nesta quinta (18), e traz cenas de um caminhoneiro representando a categoria, fazendo o juramento e seguindo o ritual das cerimonias de formaturas como em qualquer outra profissão.
“Algumas histórias precisam extrapolar os limites da plataforma para se tornarem relevantes. Se o público vive nas estradas, por que não levar o conteúdo até lá? Toda criação para o Clube Irmão Caminhoneiro parte de uma imersão na realidade da categoria. Entender seus sentimentos e aspirações é, ao mesmo tempo, desafio e inspiração.” Bruno Couto, Diretor de Criação da VML Brasil.
Assista:
Ficha Técnica:
Cliente: Clube Irmão Caminhoneiro Shell
Produto: Dia do Caminhoneiro
Título: “Diploma do Asfalto”
Agência: VML
VP de Criação: Adriano Abdalla
Diretor de Criação: Bruno Couto
Redator: Bruno Couto e Camila Dalle Piagge
Diretor de Arte: Vitor Martins
VP de Negócios: Fábio Meneghati
Negócios: Giuliano Scudeler, Mariana Bueno e Juliana Longobardi
Planejamento: Sumara Osório, Letícia Soares e Giles Fernandes
Mídia: José Kaplan e Bruna Feco
RTVC: Kika Tancredo de Assis, Gabriela Meyer e Camila Graf
Produtora de Imagem: VML Produções
Diretor: Guimel Salgado
Assistente de Direção: Antônio Silva Matos
Diretor de Fotografia: Pedro Burlamaqui Loes
Assistente de Câmera: Gabriel Augusto Prandini de Queiroz
Diretor de Produção: Renato Angello
Produtora de Objetos : Claudia Cristina Ferrazzini
Diretora de Arte: Inara Leme Rodrigues
Eletricista: Tiago Dib Roehr Bento Vidal
Maquinista: Júlio Gonçalves Garcia
Pós-produção/Finalização: Lucas Bergamini – Cora Post
Montagem: Fernando Holschuh e Guimel Salgado
Designer: Allan Diego
Produtora de som: Teco Fuchs Audio
Aprovação Cliente: Lucas Coelho e Bruno Luz