Na quinta-feira (22), as escolas que participaram do Code IoT, projeto da Samsung que gera conhecimento técnico sobre Internet das Coisas para professores e educadores da rede pública, tiveram a entrega simbólica de kits “premium” de eletrônica para reconhecer sua participação e seu engajamento no programa. A entrega oficial aconteceu na escola com maior número de alunos impactados pelo projeto – a Etec Raposo Tavares, em São Paulo. Desde o início do programa, mais de 41 mil pessoas já se registraram na plataforma – www.codeiot.org.br – com o objetivo de aprender mais sobre o tema.
Os 226 professores que participaram da capacitação em 2018 puderam cadastrar suas escolas para concorrer ao kit, que consiste em uma placa Arduino UNO, módulo WiFi, módulo Bluetooth, multímetro digital, protoboard, jumpers, LEDs, Buzzer, potenciômetro, LDR, chave, resistores, bateria, diodo, power bank, relé e sensores diversos, micro servo motor, motor DC, transistor e capacitores.
No total, 32 itens foram distribuídos a 25 escolas, selecionadas por uma comissão. Os professores agraciados com os kits participaram de dois dias de formação no espaço Samsung Ocean, instalado na USP. Foram abordados temas como programação física, programação de aplicativos e comunicação por Bluetooth. Todos os participantes receberam um mini kit com uma placa Arduino e alguns componentes eletrônicos básicos para iniciar as atividades com seus alunos.
“Não é um concurso, mas um estímulo ao desenvolvimento de projetos com os alunos das escolas participantes da formação”, explica Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil. “A entrega dos kits da Etec Raposo Tavares simboliza a distribuição para todos os professores e alunos engajados no programa”, diz.