POPEYES traz The Sandwich para o Brasil, mas limita a venda do produto

A espera acabou e o famoso The Sandwich da POPEYES chega finalmente ao Brasil. Após um movimento forte na internet nas últimas semanas, em que vários fãs e consumidores da marca pediram pela vinda do sanduíche ao país, a rede confirma seu lançamento para o início de setembro.

O clássico sanduíche da rede de frango frito, que é controlada pela empresa BK Brasil no país, quebrou a internet e gerou alvoroço nos países onde já foi lançado. Nos Estados Unidos, o produto se tornou o assunto mais falado nas redes sociais e na imprensa quando foi lançado, em 2019.

A procura foi tanta que o estoque, previsto para durar dois meses, esgotou em apenas três semanas. Sem falar nas brigas, disputas e do caos que ele causou. Na China, os consumidores formaram filas de até quatro horas de espera para experimentar o produto.

No Brasil, o hype começou antes mesmo do sanduíche ser lançado aqui. A partir de uma estratégia planejada pela GUT, agência criativa Global da rede POPEYES, um fã, que há um ano pediu pelo The Sandwich no seu Twitter, foi desafiado a criar uma campanha para trazer o produto ao Brasil. A plataforma escolhida foi o Queremos!, um site global onde qualquer pessoa pode pedir para que seus artistas favoritos se apresentem em suas cidades.

Normalmente, a demanda é gerada para grandes nomes da música, mas, dessa vez, a estrela se tornou o sanduíche de frango do POPEYES, que logo ganhou o primeiro lugar no ranking nacional e também global da plataforma, passando artistas como Ed Sheeran, Jay-z, Beyoncé e até BTS. A campanha #QueremosTheSandwich tomou conta do Twitter com uma avalanche de solicitações de artistas e fãs da marca pedindo pelo The Sandwich.

Considerando esse contexto de alta demanda inicial no Brasil, a GUT desenvolveu uma campanha em que o cliente vai poder comprar apenas um sanduíche por CPF. O objetivo da dinâmica é evitar grandes filas e aglomerações nos restaurantes e permitir que mais pessoas possam experimentar o produto, aproveitando os aprendizados dos países onde foi lançado antes.

“Para lançar o The Sandwich no Brasil desenvolvemos essa ideia ousada de limitar a venda. O que poderia ser visto como algo improvável, foi prontamente aprovado pelo time da POPEYES, já que a ação desperta desejo, além de estar diretamente relacionada ao sucesso do produto no exterior e às regras de isolamento social da atualidade. A campanha ainda conta com uma série de outras iniciativas criativas para apresentar este ícone do fast food para os brasileiros”, diz Val Barone, Managing Director da GUT.

“O furor que o The Sandwich causou nos EUA foi muito maior do que nós mesmos estávamos preparados. Juntando isso ao nosso compromisso de sempre entregar a melhor experiência para o consumidor, a estratégia de limitar um The Sandwich por CPF foi perfeita. Conseguimos trazer a noção do hype e da exclusividade em cima do The Sandwich, assim como oferecer uma opção segura para nossos consumidores o experimentarem com segurança em tempos tão sensíveis” afirma Thais Souza Nicolau, Diretora de Comunicação e Inovação da POPEYES no Brasil.

Para ajudar os fãs mais famintos pela novidade, a GUT criou uma ferramenta digital que ajuda a descobrir quais amigos no Facebook são vegetarianos, para que se possa pedir o CPF deles emprestado e, assim, comprar mais de um sanduíche.

A campanha conta também com uma estratégia de ações de relacionamento com influenciadores e consumidores da marca, apresentando todas as loucuras que as pessoas são capazes de fazer para conseguir mais The Sandwich, como: cambista de lanche; bancário que usa CPFs de clientes; mãe que usa CPF do bebê. A campanha terá, ainda, um filme de lançamento, que será veiculado no meio digital, além de mídia exterior.